Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ministro Pedro Marques vai responder ao PS sobre novo quadro comunitário

O PS faz hoje, no parlamento, uma interpelação ao Governo sobre o novo Quadro Comunitário de Apoio, pós 2020, uma das iniciativas saídas das jornadas parlamentares do partido, de segunda e terça-feira.

Ministro Pedro Marques vai responder ao PS sobre novo quadro comunitário
Notícias ao Minuto

07:14 - 25/01/18 por Lusa

Política Parlamento

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, responsável pelo dossiê, Pedro Marques, foi o escolhido para responder às perguntas dos deputados, na Assembleia da República, em Lisboa.

A par desta iniciativa, os socialistas propuseram a criação de uma comissão de acompanhamento do próximo quadro comunitário pós-2020, pelo prazo de seis meses.

No texto, os socialistas defendem que o parlamento deve "participar ativamente nesta reflexão estratégica nacional" sobre o futuro quadro comunitário, para "acompanhar e contribuir, no limite das suas competências e atribuições, para o processo de definição da 'Estratégia Portugal 2030'".

No encerramento das jornadas parlamentares de Coimbra, na terça-feira, o líder parlamentar socialista, Carlos César, anunciou para quinta-feira uma interpelação ao Governo sobre o próximo Quadro Comunitário de Apoio, pós 2020, além da criação de uma comissão de acompanhamento.

O "orçamento plurianual europeu pós-2020 e o futuro da política de coesão" é um dos debates que "urge aprofundar, procurando os entendimentos possíveis", acrescentou.

Para Carlos César, neste debate sobre os fundos, "não só estarão em causa envelopes financeiros, como opções que respondam a considerandos e objetivos de necessidade".

Em 19 de janeiro, numa reunião com o Conselho da Região da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora, o primeiro-ministro congratulou-se pela "velocidade de cruzeiro" do Portugal 2020, revelando que, em 2017, Portugal liderou o nível de execução dos países da União Europeia com "programas acima dos cinco mil milhões de euros".

Para o futuro, António Costa afirmou que o "grande objetivo" da proposta do Governo para a Estratégia Nacional para o Portugal 2030 é permitir ao país ter "uma década de convergência com a União Europeia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório