Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Diplomatas portugueses no estrangeiros querem votar nas autárquicas

Os diplomatas portugueses no estrangeiro também querem votar nas eleições autárquicas, defendeu hoje no parlamento a associação sindical dos representantes diplomáticos.

Diplomatas portugueses no estrangeiros querem votar nas autárquicas
Notícias ao Minuto

14:14 - 24/01/18 por Lusa

Política ASDP

Os diplomatas e as suas famílias têm, pelo seu estatuto, residência oficial e fiscal em Portugal pelo que só podem votar se se deslocarem a Portugal, estejam em França ou em Jacarta.

Uma proposta de lei do Governo, atualmente em debate no parlamento, já resolveu o problema nas eleições presidenciais e legislativas, permitindo o voto dos diplomatas e das suas famílias.

O problema é com as autárquicas, dado que não podem votar como os emigrantes, por terem residência em Portugal.

"A nossa principal preocupação é assegurar que os diplomatas e os seus familiares não sejam discriminados e impedidos de cumprir os seus deveres cívicos", afirmou João Ramos Pinto, da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), que foi hoje ouvido na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O deputado do PS Fernando Rocha avançou com uma solução possível que seria, a partir do recenseamento eleitoral, enviar, por correspondência, os boletins dos votos das autarquias (câmara, assembleia municipal e freguesias) para que possam votar.

No final da audição, em que PS, PSD, CDS-PP e BE se mostraram disponíveis para tentar resolver esta lacuna, o presidente da comissão parlamentar, o socialista Bacelar de Vasconcelos, disse esperar que a lei "possa ser melhorada no sentido das pretensões" dos diplomatas.

No total, serão cerca de 480 os diplomatas afetados por esta lacuna na lei, segundo dados da ASDP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório