Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Costa com Lagarde no dia em que Portugal antecipa 800 milhões ao FMI

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se hoje, de manhã, em Davos, na Suíça, com a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, no dia em que Portugal antecipa a esta instituição um pagamento de 800 milhões de euros.

Costa com Lagarde no dia em que Portugal antecipa 800 milhões ao FMI
Notícias ao Minuto

06:30 - 24/01/18 por Lusa

Economia Suíça

Esta será a segunda vez que António Costa se encontra com a francesa diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) no âmbito do Fórum Económico Mundial, repetindo assim a reunião que teve no ano passado.

No entanto, agora, de acordo com fonte oficial do executivo português, o encontro de hoje "apresenta o significado político-económico de coincidir com o pagamento da última tranche que Portugal suportará com juros elevados" pelo empréstimo contraído junto do FMI em 2011.

Na segunda-feira, em Bruxelas, o secretário de Estado das Finanças anunciou que Portugal efetuará o pagamento antecipado de 800 milhões de euros ao FMI, concluindo assim o reembolso da tranche mais cara do empréstimo desta instituição.

"Tive oportunidade de informar os meus colegas do Eurogrupo de que Portugal ia fazer o pagamento dos 800 milhões de euros do empréstimo do FMI que correspondem à parte final daquilo que era a autorização concedida, mas também daquilo que era o empréstimo em condições menos favoráveis", anunciou Ricardo Mourinho Félix, em declarações aos jornalistas após a primeira reunião do Eurogrupo presidida por Mário Centeno.

Hoje, em Davos, o primeiro-ministro será o principal orador de um almoço promovido pelo executivo de Lisboa e pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), numa iniciativa intitulada "Porquê Portugal e porquê agora".

Nesse almoço, além dos ministros da Economia e das Finanças, estarão presentes "dezenas de potenciais investidores estrangeiros" em Portugal, assim como editores e diretores de alguns dos mais influentes órgãos de comunicação social internacionais.

"Nesta iniciativa, procuraremos passar a mensagem de que Portugal é uma boa aposta para se investir e fazer negócio agora", referiu fonte do executivo.

Ainda durante o dia de hoje, ao final da tarde, António Costa estará presente na qualidade de convidado no "Web Summit reception" - uma iniciativa promovida pelo cofundador e presidente executivo deste evento, o irlandês Paddy Cosgrave.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório