Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"A Europa tem uma mensagem muito clara: Queremos continuar juntos”

Para Fernando Medina, a Europa está "finalmente" no caminho de uma "resolução sólida dos problemas com os quais estamos confrontados".

"A Europa tem uma mensagem muito clara: Queremos continuar juntos”
Notícias ao Minuto

23:41 - 23/01/18 por Filipa Matias Pereira

Política Fernando Medina

Mário Centeno assumiu recentemente o cargo de presidente do Eurogrupo e, à chegada à liderança deste órgão que irá ditar os rumos da política económica da zona euro, o ministro das Finanças encontrou uma agenda cheia.

Para Fernando Medina, “a eleição Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo é um sinal de que a Europa está a mudar” e a caminhar, “finalmente, no sentido certo de uma resolução sólida dos problemas com os quais estamos confrontados”, advoga num espaço de comentário na antena da TV24.

As eleições em França e na Alemanha, a par da eleição de Centeno, demonstram, no entendimento do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “que a Europa tem uma mensagem muito clara: Queremos continuar juntos”.

No acordo celebrado entre o Partido Social-Democrata alemão (SPD) e a União Democrata-Cristã (CDU), recorda Medina, “um dos capítulos aborda aprofundamento e a construção da União Europeia e este facto é claramente uma mensagem dos alemães que querem uma Alemanha mais europeia, com mais recursos para o financiamento europeu, mais investimento para a reforma da moeda única e com maior capacidade para autonomamente responder às crises externas”. Claro “que existe uma contraparte, nomeadamente o pedido de maior solidariedade aos países para se liderar com a crise dos refugiados, o que é justo e humanamente defensável”, termina. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório