Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco quer presidente da Câmara do Porto a discutir "ilhas" com Governo

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje no Porto que enviou um pedido ao presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, para ir à Assembleia da República discutir com o Governo os problemas de habitação das históricas 'ilhas' do Porto.

Bloco quer presidente da Câmara do Porto a discutir "ilhas" com Governo
Notícias ao Minuto

13:47 - 23/01/18 por Lusa

Política Assembleia da República

"Entregámos um requerimento para convidar o senhor presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a deslocar-se à Assembleia da República para tentar resolver esta questão [das 'ilhas' do Porto], em conjunto", declarou a deputada do BE Maria Manuel Rola.

O objetivo é que a autarquia do Porto e a secretária de Estado Ana Pinho, em conjunto com associações dos moradores das 'ilhas', se envolvam no processo, acrescentou.

As "ilhas" no Porto são um tipo de habitação operária típica daquela cidade do Norte no século XIX, constituída por edifícios unifamiliares no centro da cidade, normalmente com um piso e separadas ou ladeadas por um corredor de acesso à via pública.

Um estudo de 2015, realizado pela empresa municipal Domus Social - Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, indica que existem perto de mil 'ilhas' na cidade do Porto onde moram mais de 10 mil pessoas, muitas vezes em muito más condições, lê-se na página oficial da Câmara do Porto.

À margem de uma visita de deputados do BE a uma 'ilha' junto à avenida de Fernão Magalhães, que existe há 150 anos e onde moram cerca de 30 famílias, a deputada bloquista Maria Manuel Rola recordou que Rui Moreira prometeu em 2013 regular e proteger aquele tipo de habitação.

"Existe uma grande responsabilidade da Câmara Municipal do Porto em regular as 'ilhas' e a inscrever a sua regulamentação municipal e a proteção, o que vai em linha com que tinha sido promessa do Rui Moreira em 2013 e que até agora não está a ser levada a cabo", declarou aos jornalistas, no final da visita.

Em declarações à Lusa, Amélia Amorim, 49 anos, que mora há três anos na 'ilha' de Fernão Magalhães, contou que não tem casa de banho em casa e que por isso tem de se deslocar aos balneários da Junta do Bonfim para tomar banho.

"Para ir tomar banho tenho de ir aos balneários da Junta e chove em minha sala, no quarto e no corredor", descreveu, referindo que paga 100 euros por mês de renda e que já foi avisada que a renda vai aumentar este ano de 2018.

Segundo a deputado do BE, o requerimento para Rui Moreira se deslocar ao parlamento foi aprovado em Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do território, Descentralização, Poder Local e Habitação e aguarda-se, agora, uma data marcada para "proceder à audição do presidente da Câmara do Porto".

O BE apresentou na última sexta-feira um projeto de resolução intitulado de "Manutenção das ilhas do Porto como resposta habitacional e com taxas de esforço reduzidas" e que tem como base a "especificidade das ilhas", que têm muitas vezes dificuldades a aprovar projetos para reabilitação", informou também a deputada bloquista.

Maria Manuel Rola salientou que é necessário um "maior esforço da Câmara e do Governo" para que as medidas que existem na "nova geração de políticas de habitação pública" possam ser transmitidas aos moradores, proprietários e às pessoas que possam viver para as 'ilhas'".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório