Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

PCP quer vínculo para os trabalhadores na manutenção da Metro do Porto

Os deputados do PCP eleitos pelo distrito do Porto estiveram hoje reunidos com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, de forma a planear soluções para a falta de vínculo dos trabalhadores na manutenção do Metro do Porto.

PCP quer vínculo para os trabalhadores na manutenção da Metro do Porto
Notícias ao Minuto

14:41 - 22/01/18 por Lusa

Política Deputados

De acordo com a deputada comunista Diana Ferreira, o partido apresentou uma iniciativa parlamentar que foi rejeitada, no ano passado, porque o "PSD, CDS e PS entenderam que não devia haver vinculação à Metro do Porto", mas sublinha que esta é uma matéria que vão "acompanhar e insistir."

"A Metro do Porto tem recorrido a empresas subcontratadas que, no fundo, acabam por fornecer trabalhadores que respondem a necessidades permanentes da Metro do Porto e, como tal, deviam estar integrados e não a ser subcontratados para fazer um serviço permanente", aferiu.

Neste caso, o vínculo da Metro do Porto com a empresa subcontratada vai terminar em março, não tendo essa empresa ganhado o concurso público para o próximo contrato, o que deixa "cerca de 50 a 60 trabalhadores em situação de subcontratação" com o futuro incerto.

"Não podemos falar de trabalhadores subcontratados a outras empresas, que muitas vezes ficam com o seu posto de trabalho em causa porque -- e é o que se passa aqui -- quando o próprio caderno de encargos é atribuído a outra empresa, estes trabalhadores ficam sempre inseguros se mantêm ou não o seu posto de trabalho, embora estejam há muitos anos a trabalhar para a Metro do Porto", prosseguiu a deputada.

Para o dirigente sindical Paulo Milheiro, estes trabalhadores têm de "fazer parte dos novos cadernos de encargos", de forma a "serem vinculados definitivamente" e revelou que têm sido desenvolvidos, com o grupo parlamentar do PCP, "vários pedidos de audiências", tendo já havido uma reunião com a Metro do Porto.

"A Metro do Porto não deu grandes contributos à resolução do problema, não se vinculou a nada. Nós pensamos que, no fundo, isto requeria uma maior intervenção em termos políticos. A tutela, neste caso o Governo atual, tem que fazer todos os esforços para que se altere a situação destes trabalhadores. É preciso que haja vontade política para que as coisas aconteçam", apontou.

A deputada interveio ainda para dizer que "há uma questão de fundo no que se refere à Metro do Porto, que é exatamente a entrega a privados, quando devia ser o Estado a assumir a existência, manutenção e circulação e também os trabalhadores e seus direitos".

"Tivesse o Estado assumido esta responsabilidade, nós hoje não estávamos a falar de um conjunto tão alargado de problemas na Metro do Porto. Um conjunto de trabalhadores que tem sempre vidas a prazo e que urge pôr fim. Ninguém consegue planear a sua vida porque não sabem se daqui a quatro ou cinco anos vão continuar a ter posto de trabalho e salário", acrescentou.

Bruno Silva é um desses trabalhadores de uma empresa que faz manutenção da Metro do Porto e admite que a solução desejada era vinculação "ao projeto e não a uma empresa de manutenção", porque sempre que há um concurso público, os trabalhadores não estão garantidos nesse posto de trabalho.

"Estamos a conversar, estamos tranquilos, queremos falar primeiro com as pessoas e os partidos, e as formas de luta serão as que terão que ser daqui para a frente. Daqui a dois meses posso já não estar neste projeto, porque o nosso futuro neste momento é até daqui a dois meses", finalizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório