Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

"O primeiro-ministro bem tenta mover as pedras da montanha..."

Sobre o tema da descentralização, Ascenso Simões repara que o primeiro-ministro e o ministro com a pasta das autarquias "bem tentam mover as pedras da montanha para que o país possa ter um processo limpo, mas que "há quem, no PS e no Governo, se não integre nessa mesma onda".

"O primeiro-ministro bem tenta mover as pedras da montanha..."
Notícias ao Minuto

09:45 - 19/01/18 por Melissa Lopes

Política Descentralização

Ascenso Simões assina um artigo de opinião, no jornal Acção Socialista, dedicado ao tema da descentralização, considerando que "há quem, no PS e no Governo, se não integre a mesma onda [do primeiro-ministro], se negue a cada momento perante as evidências de um outro tempo na relação com as autarquias"

O processo de descentralização que está em caminho, atira em tom de crítica, “está bom, para muitos, desde que se possa limitar aos vidros partidos das escolas, às chatices com o recrutamento de pessoal menor, desde que implique as coisas pequenas que a administração central não quer, que abomina”.

“Assim, os grandes protagonistas ficarão com o jogo europeu, as negociações internacionais, com as grandes políticas, tudo coisas de eleitos e de prémios Nobel”, completa, frisando que a política “exige mais” e que - “felizmente poucos” – dos protagonistas “não comportam andamento para os desafios da velocidade da vida social e económica". 

E para ilustrar o que diz, o socialista aborda dois temas “que demonstram bem a negação da bondade da descentralização”. São eles: o alojamento local e as plataformas tecnológicas como a Uber.

No primeiro caso, Ascenso Simões coloca a questão que considera ser central: “As regras de aplicação devem ser impostas pela governação nacional ou devem ser determinadas pelas autarquias? “Até o bom senso nos recomenda, as questões do alojamento local devem ser ponderadas, mediante um regime global que determine as linhas gerais, pelas câmaras e pelas assembleias municipais”, defende.

Quanto à Uber, constata que “há quem queira determinar tudo ao pormenor”. “Não há qualquer racional para que as questões da convivência entre transportes públicos, táxis, tuc-tuc’s e “ubers” só pode ser bem tratadas se forem as câmaras e as assembleias municipais a trabalharem a questão com as políticas de cidade”.

Estes são casos que levam o socialista a concluir que a “inteligência política e o bom-senso não estão espalhados de forma equilibrada e calibrada”. “Mas é exatamente por isso que importa que não se observe uma visão meramente administrativa das matérias, que se façam sentar os que, por dureza, olham estes temas de forma passional”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório