Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Não creio que o acordo de esquerda deva morrer às mãos de Rui Rio"

A nova liderança do PSD continua a ser mote para vários artigos de opinião.

"Não creio que o acordo de esquerda deva morrer às mãos de Rui Rio"
Notícias ao Minuto

19:23 - 17/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Simões Ilharco

�O que fará Rui Rio com a vitória?’. É este o nome do texto de opinião, publicado no jornal oficial do Partido Socialista, Ação Socialista, que se debruça sobre aquele que será o futuro da relação entre PS e PSD.

Simões Ilharco, o jornalista e autor do texto, considera que “Rui Rio ganhou o PSD, mas não o país”, pois uma recente sondagem da Aximage dá uma vantagem de 20 pontos percentuais a António Costa face a Rui Rio para o cargo de primeiro-ministro.

Embora o Chefe do Executivo tenha dito que será mais fácil haver um entendimento com Rio do que aquele que houve com Passos Coelho, Simões Ilharco é perentório ao afirmar que tal não deverá significar um afastamento da esquerda.

“A boa relação entre Costa e Rio, cimentada no tempo em que eram autarcas, facilitará o entendimento entre PS e PSD. Não creio, porém, que o acordo de esquerda deva morrer às mãos de Rui Rio”, escreve o jornalista, acrescentando que os “ganhos políticos e sociais que o país tem averbado com a geringonça (…) não seriam tão notórios com o bloco central”.

E nesta senda considera que o “bloco central é mais contranatura do que o acordo de esquerda”. Porquê? “Fundamentalmente porque o PSD é um partido de direita e o PS não é”.

“Mesmo equacionando apenas o apoio do PSD a Governo do PS, e não uma solução governativa, a Geringonça continua a merecer, largamente, a minha preferência”, escreve o autor que aponta a posição a tomar pelos sociais-democratas na questão do financiamento dos partidos como o “primeiro teste às reais intenções” de Rui Rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório