Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

CDS-PP quer ouvir Carlos Costa sobre entrada da Santa Casa no Montepio

O CDS-PP vai pedir a audição no parlamento do governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, para prestar esclarecimentos sobre a eventual entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no banco Montepio.

CDS-PP quer ouvir Carlos Costa sobre entrada da Santa Casa no Montepio
Notícias ao Minuto

12:37 - 17/01/18 por Lusa

Política Banco de Portugal

"Nós no CDS atribuímos a esta matéria grande importância e entendemos que continuam muitos aspetos por clarificar. Depois de termos inquirido o sr. ministro [do Trabalho] e de termos procurado perceber o nível de intervenção do BdP nesta matéria, decidimos que vamos pedir que o sr. governador venha esclarecer e clarificar esta matéria", disse hoje o deputado Anacoreta Correia aos jornalistas.

O democrata-cristão explicou que o seu partido não quer ser "confrontado com uma posição de facto à qual não há volta a dar", mas ser preventivo para que haja esclarecimentos antes de qualquer operação ser realizada.

Questionado sobre se o CDS-PP pondera chamar também ao parlamento os responsáveis do Montepio - ou seja, os presidentes da Associação Mutualista Montepio Geral e da Caixa Económica Montepio Geral -, o deputado disse que "não exclui nenhuma possibilidade" e que pondera mesmo pedir uma comissão para acompanhar este tema.

Contudo, acrescentou, o CDS-PP não quer centrar a discussão no Montepio, mas no processo de decisão da SCML, para garantir que "qualquer decisão que seja tomada seja nos interesses exclusivos da Santa Casa".

O anúncio do CDS-PP foi feito no final da audição no parlamento, de duas horas, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, apenas sobre a possibilidade de a SCML poder vir a ser acionista do Montepio.

Segue-se agora a audição regimental do ministro sobre as áreas que tutela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório