Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Governo de Passos é maior do que o de Sócrates

O primeiro-ministro lidera um Governo que já conta com 56 elementos, número que já inclui os 19 secretários de Estado que ontem tomaram posse, no âmbito da sétima ‘mexida’ no Executivo de Passos. A equipa de Sócrates, cuja dimensão foi criticada pelo próprio PSD antes de ganhar as eleições nunca passou os 55 membros, segundo Diário de Notícias.

Governo de Passos é maior do que o de Sócrates
Notícias ao Minuto

09:41 - 27/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política Remodelação

Nem no seu maior Executivo, com 55 governantes, Sócrates conseguiu igualar Passos que chefia agora uma ‘equipa’ com 56 pessoas, fruto de mais uma remodelação, a sétima.

A posição do actual primeiro-ministro, que antes de o ser, sempre defendeu um Governo pequeno volta-se agora contra ele.

Em 2011, nas vésperas das eleições legislativas, das quais o PSD saiu vencedor, Passos Coelho afirmava: "Não podemos ter um governo com 16 ministros [número do Executivo de Sócrates], mais dezenas de secretários de Estado. Temos de ter um governo que se possa sentar à volta da mesa e que, com o primeiro-ministro, possa responder pelas decisões que são tomadas. E isto pode fazer-se com um governo muito mais pequeno e com um número de ministros não superior a 10”.

Aliás, foi talvez essa a razão que levou à criação de superministérios da Economia e da Agricultura, que vários comentadores consideraram ingovernáveis.

Não é que Passos tenha acabado por concordar, mas certo é que na sétima remodelação que fez ao seu Executivo, acabou por tirar pastas desses mesmos dois ministérios e criando um novo, o que fecha em 15 o número de ministros, sendo que os secretários de Estados são 47, dos quais 19 foram empossados esta semana. Ao todo o Governo funciona com 56 elementos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório