Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Enfermeiros? "Contratos para época de gripe deveriam ser permanentes"

A bloquista falou sobre soluções para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Enfermeiros? "Contratos para época de gripe deveriam ser permanentes"
Notícias ao Minuto

13:30 - 15/01/18 por Inês André de Figueiredo

Política Catarina Martins

Catarina Martins esteve, esta manhã, a visitar unidades de saúde no Algarve e falou aos jornalistas esclarecendo que é necessário contratar pessoas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente mantendo os enfermeiros que foram contratados para a época de crise.

O Bloco de Esquerda realça que há “duas exigências claras”, primeiramente que “os investimentos que foram aprovados avancem rapidamente” e que haja contratação de “médicos, enfermeiros e pessoal”.

É preciso abrir concursos para os médicos especialistas que aguardam concurso. Ou se abrem concursos para esses médicos entrarem no SNS – e o SNS precisa desses médicos – ou eles vão acabar por emigrar ou ir para o setor privado”, alerta a bloquista.

“Para o período da gripe são contratados enfermeiros para o SNS, o que era preciso garantir, desde já, era que esses contratos se transformem em contratos permanentes. Em Portugal, por cada 100 mil habitantes há seis enfermeiros, a média europeia são oito e nós temos tantos enfermeiros com uma excelente formação que estão a emigrar”, explica ainda Catarina Martins.

Salvaguardando que “a administração reconhece que há falta de meios”, Catarina Martins justifica que “só no Algarve faltam 350 enfermeiros”, o que se estende por todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório