Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Santana discursa após derrota. "Peço para não estarem tristes"

Pedro Santana Lopes discursa - emocionado - depois de conhecidos os resultados (não oficiais) destas eleições diretas do Partido Social-Democrata.

Santana discursa após derrota. "Peço para não estarem tristes"
Notícias ao Minuto

22:35 - 13/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Política Santana Lopes

A candidatura já havia proclamado a sua derrota e agora o cabeça de lista assume o resultado. Pedro Santana Lopes já felicitou, inclusive, por telefone o seu adversário Rui Rio pela vitória nas eleições diretas do partido.

Num discurso onde começou por agradecer a todos os que participaram na campanha, "nas duas campanhas", aos militantes em Portugal e fora e à sua família, Santana Lopes sublinhou que "o PPD/PSD fez a sua escolha".

"Procurei pôr as questões de modo muito claro, dei tudo aquilo que sou capaz de dar para expôr essas diferenças, para as pessoas estarem conscientes das diferenças entre um caminho e outro caminho", afirmou, assumindo, no entanto, responsabilidade pelo mau resultado.

"Os resultados variam de distrito para distrito, as avaliações ficaram agora para os comentadores e os analistas", prosseguiu.

"Peço a todas e a todos para não estarem tristes", continuou, indicando que esteve sempre "calmo, sereno e tranquilo" consciente que deu sempre "tudo o que tinha". "Estou de consciência tranquila, demos tudo o que tínhamos e fizemos aquilo que é importante em política: lutar pelos nossos ideais", afirmou.

"Eu vou continuar a combater politicamente, como alguém disse um dia, só é derrotado quem desiste de lutar", assegurou.

Numa declaração de cerca de dez minutos, Santana Lopes apelou ao próximo líder do PSD e dos outros partidos que olhem para o país como um todo, considerando que a coesão territorial deverá ser a principal prioridade.

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio foi hoje eleito presidente do PSD com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes, informou o partido.

Rui Rio será o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório