Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para aprovar diretas e congresso

A direção socialista apresenta hoje na Comissão Nacional do PS uma proposta para marcar as eleições diretas do secretário-geral para 11 e 12 de maio e o Congresso Nacional entre 25 e 27 do mesmo mês.

Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para aprovar diretas e congresso
Notícias ao Minuto

06:04 - 13/01/18 por Lusa

Política Partidos

Fonte oficial socialista adiantou à agência Lusa que a proposta da Comissão Permanente do PS prevê que o XXII Congresso Nacional se realize em Matosinhos e que o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos seja o presidente da comissão organizadora.

Em maio próximo, António Costa deverá concorrer pela terceira vez a eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, depois de o ter feito em novembro de 2014 e maio de 2016.

Por sua vez, o XXII Congresso Nacional do PS será o último do partido antes das eleições legislativas de 2019 e deverá incluir na sua ordem de trabalhos um período dedicado ao debate e votação de propostas de alteração dos estatutos.

Neste capítulo, um dos temas mais controversos prende-se com a clarificação das situações em que o PS poderá organizar eleições primárias (abertas ao voto de cidadãos independentes) na escolha dos seus candidatos a cargos políticos externos, caso dos lugares de primeiro-ministro ou de presidente da câmara.

Na Comissão Nacional do PS deste sábado serão também aprovados um projeto de regulamento das próximas eleições diretas (apenas pelos militantes socialistas) para o cargo de secretário-geral, assim como uma proposta para que as eleições para as federações distritais socialistas se realizem nos dias 23 e 24 de março.

No que respeita às estruturas distritais, sabe-se já que o dirigente socialista Duarte Cordeiro vai candidatar-se à liderança da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, já que o atual presidente, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, atingiu o limite de mandatos no exercício deste cargo.

Na ordem de trabalhos da reunião de hoje do órgão máximo do PS entre congressos estarão ainda a análise da situação política e vários pontos dedicados à apresentação, discussão e votação do Regulamento Geral do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório