Meteorologia

  • 17 JULHO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

PSD chama Santos Silva à AR para esclarecer apoio nas eleições europeias

O PSD pediu uma audição parlamentar, com carácter de urgência, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para esclarecer o apoio dado pelo Governo português à criação de uma lista transnacional nas eleições europeias.

PSD chama Santos Silva à AR para esclarecer apoio nas eleições europeias
Notícias ao Minuto

21:24 - 12/01/18 por Lusa

Política Negócios Estrangeiro

Segundo o documento do PSD, o partido "entende que o apoio do Governo português, através do primeiro-ministro, António Costa, a uma lista transnacional é contrário aos interesses nacionais".

O PSD refere ainda que o apoio foi "decidido à revelia do parlamento, dos partidos políticos e dos portugueses" e sublinha que o "primeiro-ministro, nas suas declarações à comunicação social, ocultou oportunamente este assunto".

"Na sequência da IV Cimeira dos Países do Sul da UE, que decorreu no dia 10 de janeiro, em Roma, foi emitida uma Declaração final onde consta no último ponto uma posição de princípio (no sentido da criação de uma lista transnacional nas eleições europeias)", adianta o PSD.

Segundo o PSD, o último ponto da Declaração é: "Apoiamos todas as iniciativas destinadas a promover a democracia e a participação dos cidadãos. A este respeito, congratulamo-nos com a ideia das consultas dos cidadãos, em toda a Europa, sobre as principais prioridades para o futuro da União Europeia, que poderiam ser organizadas a partir da próxima Primavera. No mesmo espírito, as listas transnacionais de deputados do Parlamento Europeu, a serem eleitos a nível europeu, poderiam reforçar a dimensão democrática da União".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.