Meteorologia

  • 25 MAIO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

"Apanhou-se o coxo". Ascenso Simões expõe mudança de posição de Marcelo

"Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo". Ascenso Simões diz "não ser forte em provérbios", mas parece ser este o provérbio que usa para se referir a Marcelo Rebelo de Sousa na sua mais recente crónica na Ação Socialista.

"Apanhou-se o coxo". Ascenso Simões expõe mudança de posição de Marcelo
Notícias ao Minuto

10:00 - 12/01/18 por Andrea Pinto

Política Ação Socialista

Na crónica que assina na edição desta semana na Ação Socialista, Ascenso Simões questiona se o presidente Marcelo é o mesmo Marcelo que liderava o PSD, há alguns anos.

A dúvida surge na sequência da atitude do Presidente da República em relação a uma possível revisão constitucional no que diz respeito à lei dos partidos e que Marcelo hoje considera “um tema mais reverente, um assunto de vida ou de morte”.

Porém, enquanto líder do PSD, e num prefácio que escreveu numa edição anotada da Constituição da República portuguesa, de que é autor Luis Marques Guedes, este defendia “ser desejável a vontade de apurar essa possibilidade (de um acordo para a revisão constitucional) em curto espaço de tempo" e "com  discrição e imunidade à comunicação social e às pressões externas”

“O que hoje se deve perguntar é se o Presidente da República é o mesmo do então presidente do PSD, se as suas opiniões se poderão validar perenes”, escreve Ascenso Simões, dando depois a sua opinião acerca do assunto:

“A revisão constitucional, seja ela qual for, tem uma dimensão de debate público com uma extensão incomensuravelmente maior que a discussão de duas normas do financiamento dos partidos. Implica com a estrutura do Estado, com os sistemas político e económico, com a saúde da democracia. Marcelo achava na altura que não, que tudo isso podia ser menor”.

Para culminar, e dada a mudança de pensamento do chefe de Estado, o socialista chega mesmo a afirmar que se “apanhou o coxo no assunto da obrigação de transparência da decisão parlamentar".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.