Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Cavaco enviou carta secreta aos líderes partidários

O Presidente da República enviou uma carta "confidencial" aos líderes do PSD, CDS-PP e PS a exigir um compromisso forte que não ficasse por intenções de acordos e generalidades, avança hoje o jornal Sol. A missiva serviu de guião das negociações e visava abrir caminho a uma renegociação com a troika.

Cavaco enviou carta secreta aos líderes partidários
Notícias ao Minuto

07:50 - 26/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política Presidentes

Cavaco Silva não enviou apenas um observador para as recentes negociações tripartidárias mas também uma carta detalhada aos três partidos – PSD, CDS-PP e PS – que serviu de guião, noticia hoje o jornal Sol, que adianta que o intuito era abrir caminho à renegociação com a troika.

A carta tinha o carimbo de “confidencial e pessoal” e foi enviada logo na sexta-feira, dia 12, dois dias depois do discurso de Cavaco Silva ao País. O objectivo foi assegurar que não restavam dúvidas sobre o que o Presidente pretendia em torno do “compromisso de salvação nacional” e transmitir que o objectivo central de Cavaco era um acordo concreto que pudesse abrir caminho a um pedido conjunto para rever o memorando de entendimento com a troika, ou seja, não bastava chegar a um documento vago.

O Presidente pediu nessa missiva, por exemplo, um acordo entre PSD, PS e CDS para viabilizar o Orçamento do Estado para 2014. “A concretização dos objectivos referidos na alínea a) [não explicitada nos documentos de trabalho do CDS disponibilizados no site do partido no fim-de-semana] exige, certamente, um compromisso de diálogo aprofundado relativamente ao OE2014 e às reformas do Estado consideradas indispensáveis para a sustentabilidade da dívida pública”, lê-se nesse documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório