Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Apoiar PS? "O PSD não nasceu para isso, não nasceu para ser muleta"

Rui Rio “encontra sempre argumentos para justificar alguma proximidade ao PS”, disse Santana Lopes, lembrando que o PSD não nasceu para fazer blocos centrais "assumidos ou disfarçados". Quanto ao tom usado no primeiro debate, o antigo provedor da Santa Casa atirou: "São desculpas de mau pagador para aquilo que não corre bem”.

Apoiar PS? "O PSD não nasceu para isso, não nasceu para ser muleta"
Notícias ao Minuto

19:34 - 08/01/18 por Melissa Lopes

Política Santana Lopes

Pedro Santana Lopes reagiu esta segunda-feira, em Penafiel, às declarações de Rui Rio sobre a possibilidade de apoiar um governo PS minoritário. “Surpreenderam-me muito”. Foi desta forma que Santana reagiu, afirmando que tal equivaleria ao PPD-PSD “ocupar o lugar que é agora ocupado pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda”.

O PSD não nasceu para isso. Nasceu para ser primeiro partido, não nasceu para ser muleta de ninguém”, afirmou Santana, reforçando que o seu partido “nasceu para ser alternativa”. 

Para o candidato a líder do PSD, “estar a falar de hipóteses dessas, a um ano e meio de eleições legislativas, é quase uma eleição antecipada de falta de confiança nas possibilidades próprias”. E reforçou que Rui Rio “encontra sempre argumentos para justificar alguma proximidade ao PS”.

“A minha posição é diferente”, vincou Santana, lembrando que o partido tem de “ser alternativa, não fazer blocos centrais, nem assumidos nem disfarçados e preparar essa solução reformista, ponderada, coerente que substitua o PS”.

Resumindo a sua opinião em relação à posição do ex-autarca do Porto: “Não consigo compreender essa frase e discordo dela em absoluta”.

Questionado sobre o tom usado no primeiro debate entre os dois, Santana preferiu colocar esse frente-a-frente na dimensão a que pertence, ao passado. “Acho que esse debate já acabou. Vamos ter outro debate esta semana e espero que seja tão eficaz como aquele que aconteceu”, salientou, sublinhando, contudo, ter notado as reações ao debate e “o incómodo que causou”. Chegou a classificar a questão do tom usado como sendo “desculpas de mau pagador para aquilo que não corre bem”.

Em relação à imagem crispada que o partido poderá estar a fazer passar, Santana pediu para não se dramatizar. “Estamos num debate intenso que não atinge, nem pouco mais ou menos, os níveis que atingiu esse [o de António Costa e Seguro]. A imagem do PSD não tem problema nenhum, os militantes sabem que isto faz parte das regras do jogo”, realçou.

É já no próximo sábado, dia 13, que os militantes do PSD vão decidir o sucessor de Pedro Passos Coelho: Rui Rio ou Santana Lopes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório