Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PCP questiona Governo sobre queixas de desrespeito de direitos laborais

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre denúncias de um sindicato relativas a queixas de desrespeito de direitos dos trabalhadores da empresa Lanifato, no concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco, onde dizem existir discriminação salarial.

PCP questiona Governo sobre queixas de desrespeito de direitos laborais
Notícias ao Minuto

21:52 - 06/01/18 por Lusa

Política Lanifato

A pergunta entregue por escrito no parlamento, em dezembro, assinada pela deputada Paula Santos, do PCP, e hoje tornada pública, é se houve algum acompanhamento desta situação, denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Setor Textil da Beira Baixa (STBB).

O grupo parlamentar pretende saber se formam tomadas medidas por parte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, através da Autoridade para as Condições de Trabalho.

Em causa estão denúncias de "pressão e chantagem" nos trabalhadores, com "controlo das idas à casa de banho", "recurso a trabalho suplementar gratuito", "chantagem e ameaças com processos disciplinares", e "pagamento de salários depois do dia 10 de cada mês", que, segundo o sindicato, se verificam na Lanifato, empresa de confeções.

Em novembro, o Bloco de Esquerda já tinha enviado uma pergunta ao parlamento sobre esta situação, para saber que medidas estavam a ser tomadas para pôr fim ao alegado "assédio moral" naquela empresa.

A pergunta era dirigida ao mesmo Ministério do Trabalho, e subscrita pelos deputados Isabel Pires e José Soeiro, com base nas denúncias do mesmo sindicato, apontando igualmente situações como "discriminação salarial entre funcionários, e férias mudadas sem qualquer informação e esclarecimento", entre outras.

O STBB realizou no dia 23 de outubro do ano passado uma conferência de imprensa para denunciar publicamente que aquela empresa sujeita os trabalhadores a várias situações de desrespeito pelos direitos laborais e que configuram assédio moral.

Contactada em novembro pela agência Lusa, a Lanifato recusou prestar declarações sobre as acusações que lhe são imputadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório