Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Veto: "Teria sido saudável que Marcelo se demarcasse de certa histeria"

Simões Ilharco critica decisão do Presidente da República de vetar alterações à lei do financiamento dos partidos políticos.

Veto: "Teria sido saudável que Marcelo se demarcasse de certa histeria"
Notícias ao Minuto

21:38 - 03/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Política Simões Ilharco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou esta terça-feira as alterações à lei do financiamento dos partidos políticos, depois de algumas semanas de contradições e acusações mútuas entre partidos.

O antigo jornalista Simões Ilharco criticou, num artigo de opinião publicado no Ação Socialista, a página oficial do PS, esta decisão por parte de Chefe de Estado, escrevendo que “evidenciou flagrante contradição”. “Sendo defensor do maior consenso possível na sociedade portuguesa, como se explica que tenha vetado uma lei aprovada por amplo consenso?”, questionou.

“Teria sido saudável que Marcelo se demarcasse de uma certa histeria contra os partidos que tem havido por causa do seu financiamento. Depois do veto, o Parlamento deveria confirmar a lei. Até para sua própria defesa. O argumento do secretismo não colhe. Tudo foi público. O Presidente não mostrou, neste caso, o mesmo equilíbrio e sensatez da sua mensagem de Ano Novo”, acusou Simões Ilharco.

Recorde-se que Parlamento aprovou no dia 21, em votação final global, por via eletrónica, alterações à lei do financiamento dos partidos, com a oposição do CDS-PP e do PAN, que discordam do fim do limite para a angariação de fundos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório