Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ano Novo: Merkel, Macron e May já discursaram. Eis o que prometeram

Três dos principais líderes europeus fizeram os seus votos 2018.

Ano Novo: Merkel, Macron e May já discursaram. Eis o que prometeram
Notícias ao Minuto

08:47 - 31/12/17 por Andrea Pinto com Lusa

Política Discurso

Os três líderes políticos realizaram os habituais discursos de final de ano, este sábado, revelando aquelas que são as suas ambições e desejos para o novo ano que se aproxima.

Na Alemanha, Angela Merkel, apelou aos cidadãos do seu país que consigam ultrapassar "a divisão" na sociedade germânica, valorizando os pontos comuns que unem todos os alemães.

"Desejo para o Ano Novo que voltemos a ser mais conscientes daquilo que nos une mais profundamente, que ponhamos novamente e claramente em primeiro plano aquilo que é comum, que nos esforcemos novamente para ter mais respeito pelos outros, e respeito no sentido mais amplo: sermos atentos, escutarmos mesmo [os outros] e sermos compreensivos", disse.

Já em França, Emmanuel Macron dedicou o seu discurso à crise de refugiados de que tanto se falou durante 2017. O chefe do partido do Presidente francês afirmou que a França "pode assumir o desafio de integrar refugiados sob a condição de reformar o seu sistema de acolhimento que "não pode continuar assim" e lembrou que "os pedidos de asilo aumentaram 80% desde 2010".

"A França pode assumir o desafio de integrar os refugiados. Esta é a convicção do Governo", concluiu.

No Reino Unido, a primeira ministra britânica, Theresa May, prometeu no seu discurso de Ano Novo manter em 2018 "os progressos" de 2017 sobre o "brexit", e que dedicará esforços a construir uma sociedade mais justa.

"Creio que 2018 pode ser um ano de confiança renovada e orgulho no nosso país", disse May, lembrando que para além das negociações para a saída da União Europeia, prevista para 29 de março de 2019, o governo "tem outras ambições" e trabalhará para "melhorar as condições de vida" dos britânicos, com a criação de mais emprego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório