Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

PEV diz que lei não aumentou isenção do IVA aos partidos políticos

O PEV sustentou hoje que na alteração ao financiamento dos partidos não há aumento das isenções de IVA porque continuam a pagar o IVA de tudo o que não se relacione com a sua "atividade política".

PEV diz que lei não aumentou isenção do IVA aos partidos políticos
Notícias ao Minuto

18:28 - 28/12/17 por Lusa

Política Comunicado

"Não se pode com isto dizer que os partidos políticos ficam agora isentos de IVA em tudo, porque o que não se reportar à sua atividade política continua a estar sujeito ao pagamento devido do imposto", defende o PEV, numa nota hoje divulgada.

A lei em vigor determina que os partidos podem pedir a restituição do IVA "na aquisição e transmissão de bens e serviços que visem difundir a sua mensagem política ou identidade própria, através de quaisquer suportes, impressos, audio-visuais ou multimedia, incluindo os usados como material de propaganda e meios de comunicação e transporte".

Na lei aprovada em 21 de dezembro pelo PS, PCP, PSD, BE e PEV, passou a constar que os partidos estão isentos do IVA "suportado na totalidade de aquisições de bens e serviços para a sua atividade".

Para o PEV, a "forma como está redigida" a atual lei "tem levado a Autoridade Tributária a usar de uma elevada arbitrariedade e discricionariedade na interpretação e aplicação", tornando-se "natural que se clarifique o texto" no sentido de "lhe dar a aplicabilidade que ela comporta, mas que a Autoridade Tributária tantas vezes recusa".

Face à polémica em torno da aprovação da lei, o PEV justificou o voto favorável ao fim do limite à angariação de fundos afirmando que os partidos devem poder contar com a "dinâmica da sua própria atividade", devidamente "registada e transparente".

Segundo o PEV, o fim do limite da obtenção de receitas através da angariação de fundos foi aprovado "de resto, na sequência de sugestão do Tribunal Constitucional".

"O PEV relembra que o processo legislativo em causa decorreu durante largos meses", refere o Partido Ecologista "Os Verdes", frisando que foi agendado em conferência de líderes para discussão em plenário "por unanimidade", sem qualquer contestação ou chamada de atenção de qualquer partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório