Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Financiamento dos partidos é o sistema que melhor garante a democracia"

Eurodeputado socialista comentou a polémica que envolve a Lei do Financiamento dos Partidos aprovada poucos dias antes do Natal com apenas a abstenção de dois partidos.

"Financiamento dos partidos é o sistema que melhor garante a democracia"
Notícias ao Minuto

10:06 - 28/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política Carlos Zorrinho

Os deputados aprovaram, no dia 21 de dezembro, a nova lei do Financiamento dos Partidos que, entre outros aspetos, vaticina o fim do limite para as verbas obtidas através de iniciativas de angariação de fundos, bem como o alargamento do benefício da isenção do IVA a todas as atividades partidárias.

O diploma foi aprovado com os votos favoráveis de todos os partidos à exceção do CDS e do PAN e a polémica está instalada, uma vez que não houve qualquer discussão pública e a aprovação foi feita sem que ninguém se apercebesse.

Face a esta polémica, o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho utilizou o seu perfil no Facebook para exprimir aquela que é a sua opinião sobre o tema.

Assim, o socialista começa por dizer que o “Financiamento Público dos Partidos é o sistema que melhor garante a qualidade da Democracia”, razão pela qual “esse financiamento deve ser transparente, razoável e escrutinado”.

Nesta senda, Carlos Zorrinho adverte que "há nos países democráticos uma correlação demonstrada entre níveis de corrupção e financiamento privado dos partidos”, dando como exemplo dessa máxima a eleição do atual Presidente dos Estados Unidos da América.

“Donald Trump é um exemplo do que pode gerar um modelo de financiamento privado da democracia”, refere, explicando que neste caso de financiamento privado a “relação entre as prioridades da administração e a lista de financiadores é evidente e aceite com naturalidade (mas com grave prejuízo para os cidadãos nos EUA e fora deles)”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório