Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vive-se "círculo virtuoso". Não se podia pedir "melhor conjunção astral"

Vital Moreira considera que o momento positivo da economia vai continuar a beneficiar o Governo de António Costa, não sendo “nada provável uma vitória da oposição de direita em 2019”.

Vive-se "círculo virtuoso". Não se podia pedir "melhor conjunção astral"
Notícias ao Minuto

09:30 - 18/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

A economia portuguesa continua a manter o seu bom momento e vários são os sinais que comprovam isso mesmo. Recentemente a Fitch, uma das principais agências de notação financeira decidiu retirar Portugal do rating de ‘lixo’. Uma decisão que realça o crescimento da economia portuguesa.

Num artigo escrito para o blog Causa Nossa, Vital Moreira afirma que a decisão da Fitch, juntamente com a decisão do Banco de Portugal de atualizar “em sentido ascendente as estimativas do crescimento da economia portuguesa para os próximos anos”, contribuem para um “verdadeiro círculo virtuoso, em que o crescimento económico ajuda a confiança externa na dívida e em que a baixa de juros ajuda a economia”.

O antigo eurodeputado socialista destaca que o a subida do rating “traz o embaretecimento da dívida pública e, logo, uma poupança orçamental nos encargos da dívida. Uma e outra permitem baixar o rácio da dívida, mesmo que o montante continue a aumentar mercê da persistência do défice orçamental”. Fatores que levam Vital Moreira a referir que não se poderia pedir “melhor ‘conjunção astral’”.

E quem beneficia com esta evolução da economia é o Governo liderado por António Costa, algo que Vital Moreira escreve que já aconteceu anteriormente com os governos de Cavaco Silva e de António Guterres.

Ora existe uma natural influência do ciclo económico sobre o ciclo político. Os governos que têm a oportunidade de ‘surfar’ a retoma económica que se segue a uma recessão têm todas as chances de se manter no poder até ao ciclo económico se inverter”, salienta Vital Moreira.

Por esta ordem de ideias, e salvo qualquer percalço inesperado decorrente da sua original base de apoio parlamentar, é de admitir que o PS se vai manter no governo não somente pelo que resta da atual legislatura mas também para além dela, não sendo nesta altura nada provável uma vitória da oposição de direita em 2019”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório