Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

PSD quer ouvir ministro sobre arquivamento de auditoria no SEF

O PSD requereu hoje a audição do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no parlamento para prestar esclarecimento sobre um alegado arquivamento de uma auditoria interna no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

PSD quer ouvir ministro sobre arquivamento de auditoria no SEF
Notícias ao Minuto

17:12 - 15/12/17 por Lusa

Política Eduardo Cabrita

No requerimento hoje entregue, o PSD pede também que sejam enviadas à Comissão de Assuntos Constitucionais as conclusões desta auditoria.

Segundo o Diário de Notícias, o novo diretor do SEF, Carlos Moreira, mandou arquivar uma auditoria interna, concluída há um mês, que continha suspeitas de corrupção e concessão de vistos ilegais sem o requisito obrigatório de prova de entrada legal no nosso país.

De acordo com o jornal, esta auditoria terá sido conduzida ao longo de um ano pelo Gabinete de Inspeção do SEF, que propôs sanções disciplinares a um total de seis funcionários, entre os quais o ex-diretor nacional adjunto Luís Gouveia, tendo sido ainda extraídas duas certidões criminais relativas aos indícios de corrupção de outros funcionários.

"Em simultâneo, terá ainda sido aberto um processo de averiguações pela Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) do qual nada se sabe", refere o PSD, considerando insuficientes os esclarecimentos hoje emitidos pelo gabinete de Eduardo Cabrita.

Por esse motivo, os sociais-democratas pedem "a audição do ministro da Administração Interna na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a fim de ser esclarecida a presente questão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório