Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Deputados do PS alertam para necessidade de recuperar Mata de Leiria

Os deputados do PS recomendaram ao Governo a elaboração de um plano de florestação da Mata Nacional de Leiria, que assente na valorização do património florestal, ambiental, social, cultural, patrimonial e económico.

Deputados do PS alertam para necessidade de recuperar Mata de Leiria
Notícias ao Minuto

17:12 - 14/12/17 por Lusa

Política Incêndios

Numa nota de imprensa, os deputados do PS Santinho Pacheco, António Sales, Francisco Rocha, João Azevedo e Castro, José Miguel Medeiros, Hugo Costa e Margarida Marques recordam que os incêndios que deflagraram o país ao longo deste ano causaram "a destruição de vastas áreas florestais de relevância no património florestal, ambiental, turístico e cultural".

Para os deputados, o elevado valor destas áreas, entre as quais da Mata Nacional de Leiria, "é decisivo para a concretização das políticas florestais e de conservação da natureza, devido à sua especial sensibilidade ecológica e paisagística reforçada pela importância das matas do litoral na conservação e consolidação dos sistemas dunares", referem, citados na nota de imprensa.

Os socialistas salientam que, "tal como determinado na Lei de Bases da Política Florestal", devem estabelecer-se "as condições para uma recuperação das áreas ardidas nas matas nacionais".

Os deputados do PS afirmam que "o grande desafio que a recuperação da Mata Nacional de Leiria coloca é o de reforçar a sua referência como floresta modelo, que concilie de forma exemplar as funções de produção, proteção, conservação e recreio, e que se constitua como um espaço de ensaio e de divulgação de modelos de silvicultura e de práticas culturais inovadoras e adaptadas a uma gestão florestal sustentável".

Santinho Pacheco, António Sales, Francisco Rocha, João Azevedo e Castro, José Miguel Medeiros, Hugo Costa e Margarida Marques entendem ainda que o "envolvimento ativo da sociedade, autarquias e comunidade científica neste processo é um fator decisivo para o sucesso da recuperação destas áreas".

Os parlamentares recomendam também ao Governo que promova, em conjunto com o município da Marinha Grande, a criação de um observatório de acompanhamento do programa de intervenção, proposto pelo Executivo, que conte com a participação da sociedade civil e suas organizações, bem como da comunidade científica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório