Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Nova secretária de Estado da Saúde já tomou posse

Rosa Matos Zorrinho irá substituir Manuel Delgado na secretaria de Estado da Saúde.

Nova secretária de Estado da Saúde já tomou posse
Notícias ao Minuto

19:26 - 12/12/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Governo

A atual presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rosa Matos Zorrinho, é a nova secretária de Estado da Saúde, substituindo no cargo Manuel Delgado, que se demitiu hoje.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse a Rosa Matos Zorrinho numa cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa.

O primeiro-ministro, António Costa, não esteve presente, por se encontrar em Paris a participar numa cimeira sobre o clima, que começou hoje e termina na quarta-feira. O secretário de Estado da Saúde cessante, Manuel Delgado, não compareceu.

Licenciada em sociologia e pós-graduada em administração hospitalar, Rosa Valente Matos Zorrinho, presidiu entre 2005 e 2011 ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, onde já tinha sido vogal entre 1996 e 2002.

Entre 1990 e 1996, foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, com o pelouro dos recursos humanos. Regressou àquela unidade hospitalar, na qualidade também de administradora, entre 2002 e 2005.

Em 2011 assumiu a presidência da Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos de Saúde dos Açores, tendo sido nomeada para substituir Luís Cunha Ribeiro à frente da ARS de Lisboa, depois de este ter apresentado a sua demissão em 22 de dezembro de 2015, na sequência da morte de David Duarte, que não resistiu ao tempo de espera para ser operado a um aneurisma cerebral no Hospital de São José, Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório