Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco de Esquerda pede fiscalização das IPSS

Na reação à demissão do secretário de Estado da Saúde, José Soeiro pede esclarecimentos e fiscalização dos acordos de cooperação com as IPSS.

Bloco de Esquerda pede fiscalização das IPSS
Notícias ao Minuto

18:06 - 12/12/17 por Filipa Matias Pereira

Política Demissão

Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde demitiu-se após a polémica sobre práticas de gestão danosa na associação Raríssimas. E, perante esta situação, José Soeiro, do Bloco de Esquerda, alertou que esta é a altura para se “fiscalizarem os acordos de cooperação entre o Estado e as IPSS” porque “todos os anos no Orçamento do Estado há 1.500 milhões de euros que são transferidos para essas instituições para responder a funções sociais necessárias”.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o político foi mais longe e disse mesmo que “é preciso garantir que o dinheiro que o Estado transfere para essas instituições privadas efetivamente lá chega”.

Com efeito, José Soeiro recordou que o Bloco de Esquerda “fez aprovar por unanimidade, em julho, um requerimento para que os responsáveis pela confederação das IPSS, da União das Misericórdias e da União das Mutualidades viessem ao Parlamento esclarecer quais as regras de transparência e de fiscalização que existem para os referidos acordos de cooperação”.

E destas audições, acrescentou, “fazia também parte a secretária de Estado [Cláudia Joaquim] porque queremos um debate profundo sobre a fiscalização da Segurança Social. Entendemos que há questões que devem ser esclarecidas e vão muito além deste caso [Raríssimas] e da falta de transparência financeira”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório