Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco quer que STCP opere linhas concessionadas à Resende

O Bloco de Esquerda defende que a Área Metropolitana do Porto (AMP) "resgate" a concessão da operadora de transportes Resende e entregue as linhas à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), disse hoje o deputado Heitor de Sousa.

Bloco quer que STCP opere linhas concessionadas à Resende
Notícias ao Minuto

13:13 - 11/12/17 por Lusa

Política Matosinhos

Em causa está a concessão da Resende no concelho de Matosinhos, distrito do Porto, um serviço que tem vindo a ser alvo de críticas por má qualidade dos veículos, bem como de relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras.

"Vemos com muita dificuldade que a AMP renove todos os anos, como se fosse uma espécie de obrigação de calendário, a concessão com a Resende em Matosinhos. Em situação de emergência, justificar-se-ia que a AMP resgatasse a concessão de linhas que a Resende tem e a entregasse à STCP", disse o deputado bloquista.

Heitor de Sousa vincou que o BE "vê com preocupação" a operação da Resende por estar a revelar-se "lamentável e deplorável" face a "horários não cumpridos e utilização de veículos antigos e poluentes".

"Interrogamos o Governo sobre as condições de operação da Resende e ainda não obtivemos resposta, mas acreditamos firmemente que nas atuais condições a STCP já teria condições para estender o serviço às carreiras que a Resende opera atualmente", completou.

O deputado falava à agência Lusa após uma reunião com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, a qual serviu para discutir o estado das concessões dos transportes rodoviários na região.

O BE avançou estar disponível para "fazer parte do processo de discussão" sobre o modelo futuro de operacionalização da STCP, sistema de transportes que agora é gerido pelos seis municípios da AMP servidos por esta rede: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Valongo e Gondomar.

"Queremos discutir as hipóteses que estão a ser equacionadas para a rede de superfície da AMP. E consideramos que o operador público e interno que é a STCP é o operador com melhores condições para assegurar a cobertura de toda a rede", apontou Heitor de Sousa.

O BE revelou, ainda, ter sido informado de que está a decorrer um estudo sobre o modelo de exploração do serviço e que os concursos serão lançados até 2019.

"Vamos aguardar pelo estudo e estamos disponíveis para colaborar. Defendemos que os Municípios e o Governo devem assumir as suas responsabilidades no financiamento público e disponibilizar o investimento necessário para que a STCP seja o melhor oferecedor de serviço público que a AMP exige e aclama", disse Heitor de Sousa.

O BE salientou a necessidade de dotar a AMP de "transporte público mais barato, com mais qualidade e a chegar mais longe", apontando para "a necessidade de contratar mais motoristas, criar melhores horários e garantir uma maior cobertura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório