Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

PS promove ciclo de conferências sobre percurso de Mário Soares

O PS promove a partir de quarta-feira um ciclo de conferências sobre o percurso do seu fundador, Mário Soares, em que participam figuras de outros quadrantes políticos que se cruzaram com o antigo Presidente da República.

PS promove ciclo de conferências sobre percurso de Mário Soares
Notícias ao Minuto

06:58 - 07/12/17 por Lusa

Política PS

Intitulado "Celebrar Mário Soares", que hoje faria 94 anos, o ciclo de conferências - que se prolonga por dois meses e que vai decorrer na sede nacional do PS - terá quatro sessões dedicadas aos seguintes temas: A resistência, a construção da democracia, a vocação europeia e o legado.

Na primeira sessão, no dia 14 deste mês, a sessão será aberta pelo presidente do PS, Carlos César, tendo como oradores o antigo dirigente social-democrata Pacheco Pereira, o historiador e fundador do Bloco de Esquerda Fernando Rosas, e o fundador do PS e professor universitário de jornalismo Mário Mesquita.

Na segunda sessão, prevista para 11 de janeiro, com o tema 'A construção da democracia', a abertura caberá à secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, estando entre os oradores o primeiro líder do CDS e principal adversário de Mário Soares nas eleições presidenciais de 1986, Freitas do Amaral.

Além de Freitas do Amaral, terão também intervenções o histórico dirigente socialista e antigo candidato presidencial Manuel Alegre (que enfrentou Mário Soares nas presidenciais de 2006) e o antigo líder parlamentar do PCP Carlos Brito.

A terceira parte, dedicada ao tema da 'Vocação europeia', em 18 de janeiro, será aberta pelo secretário nacional do PS para as Relações Internacionais, Francisco André, contando com intervenções do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do antigo comissário europeu António Vitorino.

A quarta e última sessão, no dia 25 de janeiro, que abordará o tema "O legado" de Mário Soares terá intervenções de José Manuel dos Santos, um dos amigos mais próximos do antigo Presidente da República e que é membro da Comissão Política do PS, do deputado socialista Sérgio Sousa Pinto e do vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Segundo o PS, as quatro sessões sobre a vida e obra de Mário Soares são abertas ao público e realizam-se sempre a partir das 18h00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório