Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

"É inaceitável 'meter' Centeno no mesmo 'cesto' de Barroso"

Porfírio Silva reage à eleição de Mário Centeno para presidir o Eurogrupo e rejeita comparações com Durão Barroso, que presidiu à Comissão Europeia.

"É inaceitável 'meter' Centeno no mesmo 'cesto' de Barroso"
Notícias ao Minuto

15:31 - 05/12/17 por Goreti Pera

Política Porfírio Silva

Assumindo-se como “crítico da linha dominante nas instituições europeias e crítico do ‘pensamento único’ que pretende restringir a largura de banda das opções políticas”, Porfírio Silva considera que “não devemos virar a cara ao combate político europeu e não podemos desistir de lutar pelas nossas ideias na União Europeia”.

“A Direita não tem mais direitos do que a Esquerda, não podem fazer como se as suas políticas fossem ‘naturais’ e as nossas fossem ‘contranatura’”, escreve o socialista numa publicação no Facebook.

O deputado do PS admite “aceitar democraticamente o debate”, mas rejeita que “à boleia dessas diferenças, se cometam excessos e injustiças”. “Por exemplo, é inaceitável, a propósito da eleição do Ministro das Finanças português para Presidente do Eurogrupo, ‘meter’ Centeno no mesmo ‘cesto’ de Barroso”, afirma.

Segundo Porfírio Silva, “pode-se duvidar de que Centeno possa ‘fazer milagres’ no Eurogrupo – aliás, muitos têm duvidado de Centeno e muitos têm tido de corrigir as dúvidas – e pode-se duvidar e sublinhar as dificuldades, que são reais”.

“Mas alinhar Centeno, ministro de um governo socialista que impôs na UE o fim do ‘não há alternativa’, com um Durão Barroso, que serviu, no meu entender contra os interesses portugueses, uma ortodoxia ‘comprada’ ao pensamento dominante, não é apenas injusto. É indecoroso”, rematou o socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório