Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Centeno é "boa notícia para Portugal e excelente notícia para a Europa"

João Galamba reagiu à vitória de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo considerando ser uma boa notícia tanto para o país como para a Europa.

Centeno é "boa notícia para Portugal e excelente notícia para a Europa"
Notícias ao Minuto

17:49 - 04/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política João Galamba

A reação do Partido Socialista (PS) à vitória de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo veio pelas palavras de João Galamba, que considerou ser "uma boa notícia para Portugal e uma excelente notícia para a Europa". 

"Mário Centeno é um ministro das Finanças que não cortou salários, que não cortou pensões e conseguiu mostrar, quer em Portugal, quer na Europa que era possível uma alternativa política cumprindo as metas orçamentais", sustentou o deputado, acrescentando que "é bom para Portugal ver este percurso reconhecido e premiado, mas também é bom para a Europa saber que vamos ter alguém a presidir a uma instituição importante, o Eurogrupo, um dos principais órgãos de coordenação política da zona euro, que vai para a Europa com a visão e o currículo que conseguiu em Portugal".

Galamba relembrou ainda, em declarações aos jornalista no Parlamento, que "é bom para a Europa saber que tem alguém que dedicou não só a sua vida académica, mas também os últimos tempos como ministro das Finanças de Portugal, a identificar um dos principais problemas na atual moeda única", numa altura em que a Europa se vai debater com reformas na moeda.

"Precisamos de uma moeda única que seja uma área de convergência económica e social, Mário Centeno, é a figura correta para desempenhar essas funções", rematou.

Mário Centeno assume funções no próximo mês de janeiro, mais concretamente dia 13 de janeiro, até lá, Jeroen Dijsselbloem mantém-se na presidência do Eurogrupo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório