Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Centeno no Eurogrupo? "Não será uma boa notícia para parceiros do PS"

O candidato à liderança do PSD Pedro Santana Lopes afirmou hoje que a candidatura de Mário Centeno presidência do Eurogrupo "deve ser motivo de satisfação", mas também de preocupação com as consequências no funcionamento do Ministério das Finanças.

Centeno no Eurogrupo? "Não será uma boa notícia para parceiros do PS"
Notícias ao Minuto

18:06 - 02/12/17 por Lusa

Política Santana Lopes

"Parece-me bem para Portugal. Sempre que um português se candidata a um cargo de relevo nas instâncias internacionais, isso deve ser motivo de satisfação. Neste caso há uma preocupação conexa que é o modo como irá funcionar o Ministério das Finanças", afirmou.

Pedro Santana Lopes falava no Fundão, distrito de Castelo Branco, onde participou num encontro com jovens.

Questionado à chegada pelos jornalistas sobre a candidatura de Mário Centeno, o candidato à liderança do PSD defendeu que tal é possível "graças à boa imagem" e "aos bons resultados de Portugal", o que "decorre" não só do trabalho do atual Governo, como também do Governo anterior.

Ressalvando que o país "só tem a ganhar com o que vai acontecer", Pedro Santana Lopes também se mostrou preocupado com os reflexos que a eventual vitória de Mário Centeno pode trazer para o funcionamento do Ministério das Finanças, por eventual falta de tempo do governante para os assuntos exclusivamente portugueses.

"Depois do primeiro-ministro, julgo que deve ser o membro do Governo sempre com a agenda mais preenchida - este ou qualquer ou qualquer outro ministro das Finanças - e, por isso, ainda o Eurogrupo com certeza que é muitíssimo complicado", fundamentou.

Segundo considerou, caso Mário Centeno venha a exercer as funções de presidente do Eurogrupo também levará a "um comprometimento maior de Portugal com as posições de Bruxelas", o que "não será uma boa notícia para os parceiros de coligação do PS".

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, é o candidato oficial dos socialistas europeus (PSE) ao cargo de presidente do Eurogrupo.

A eleição para a presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro decorrerá na próxima segunda-feira, em Bruxelas.

De acordo com o Conselho Europeu, a corrida à presidência do Eurogrupo terá outros três candidatos: Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório