Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Mário Centeno como líder do Eurogrupo garantirá reforma da Zona Euro

A eurodeputada socialista Maria João Rodrigues defendeu hoje, em declarações à agência Lusa, que a eleição de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo seria "excelente", pois garantiria que a reforma da Zona Euro interessaria a países como Portugal.

Mário Centeno como líder do Eurogrupo garantirá reforma da Zona Euro
Notícias ao Minuto

12:35 - 01/12/17 por Lusa

Política Maria João Rodrigues

"A candidatura de Mário Centeno está bem encaminhada (...), mas seria excelente porque permitira garantir que esta reforma da Zona Euro irá no sentido do que interessa a países como Portugal, que é pôr a Zona Euro a convergir, a melhorar o crescimento e os padrões de vida em todos os Estados membros da Zona Euro", disse a "número três" do grupo Partido Socialista Europeu (PSE).

Para Maria João Rodrigues, a candidatura de Mário Centeno é o "culminar de um trabalho de fundo", que começou com o Governo socialista a "reorientar a política económica" em Portugal, "permitindo a retoma do crescimento e do poder de compra".

"Mas sabíamos que havia uma decisão chave a tomar sobre como reformar a Zona Euro para que permita novamente aos seus Estados membros começar a convergir e a crescer. Estamos a quatro dias de a Comissão Europeia apresentar a sua proposta de reforma e é fundamental que seja combinada com outra liderança à frente do Eurogrupo", defendeu.

Questionada pela Lusa sobre a possibilidade de o atual ministro das Finanças não conseguir ser eleito, Maria João Rodrigues escusou-se a responder, insistindo na ideia de que a candidatura de Mário Centeno está "bem encaminhada".

"Não vou fazer esse tipo de prognósticos, porque acho que a candidatura de Mário Centeno está muito bem encaminhada. Não posso estar a antecipar resultados porque ainda temos pela frente um processo com quatro candidatos", respondeu.

Sobre a candidatura de António Vitorino à liderança da Organização Mundial para as Migrações (OIM), conhecida também quinta-feira, a eurodeputada portuguesa considerou-a "uma excelente escolha".

"António Vitorino é reconhecidamente dos melhores, se não o melhor, especialistas em gestão internacional de migrações. Já o provou enquanto comissário [europeu da Justiça e Assuntos Internos -- 1999/2004], tem-se mantido ativíssimo nessa matéria na frente europeia e internacional. É uma candidatura muito bem escolhida e que, a concretizar-se, só vai honrar Portugal", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório