Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Eurogrupo: Costa com agenda intensa de contactos com esquerda europeia

António Costa terá como primeiro-ministro e secretário-geral do PS uma agenda intensa de contactos internacionais na sexta-feira e no sábado, antes da eleição de segunda-feira do novo presidente do Eurogrupo, cargo ao qual Mário Centeno é candidato.

Eurogrupo: Costa com agenda intensa de contactos com esquerda europeia
Notícias ao Minuto

17:19 - 30/11/17 por Lusa

Política Eleições

Na sexta-feira, em São Bento, na qualidade de primeiro-ministro, António Costa recebe a meio da tarde a comissária europeia para a política regional, a romena Corina Cretu, seguindo-se uma reunião com o vice-presidente da Comissão Europeia, o holandês Frans Timmermens.

Estes dois responsáveis da Comissão Europeia estarão em Lisboa para participar na reunião do Conselho do Partido Socialista Europeu (PSE), que começa na sexta-feira e que será encerrada ao final da manhã de sábado pelo secretário-geral do PS.

Corina Cretu é destacada dirigente do Partido Social Democrata da Roménia, enquanto Frans Timmermens é membro da direção dos trabalhistas holandeses.

Hoje, após a formalização por Portugal da candidatura de Mário Centeno ao cargo de presidente do Eurogrupo, o Governo procurou passar a mensagem que a candidatura do ministro das Finanças representará a via de uma nova visão da política económico-financeira da União Europeia.

"Ao longo destes dois anos, o ministro Mário Centeno demonstrou que sabia combinar políticas de apoio ao crescimento económico com políticas que preservam o equilíbrio das finanças públicas. Se vier a ser eleito presidente do Eurogrupo, será uma vitória desta visão da Europa, onde não está sozinho - uma Europa que seja mais solidária, atenta ao emprego e ao crescimento económico, sem prejuízo do equilíbrio das finanças públicas", declarou a ministra da Presidência.

Fonte do executivo disse à agência Lusa que essa linha de moderação no plano da disciplina financeira, com a valorização das vertentes do crescimento e da coesão, "é crucial" para uma demarcação em relação a outros concorrentes ao cargo.

Ainda na sexta-feira, antes de participar no jantar de líderes do PSE, que decorrerá na sede nacional do seu partido, Costa reunir-se-á com o secretário-geral da Confederação Europeia dos Sindicatos (ETUC), Luca Visentini, encontro no qual também estarão presentes os líderes das centrais sindicais portuguesas UGT, Carlos Silva, e CGTP, Arménio Carlos.

No sábado, de manhã, na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa terá uma reunião com o líder dos trabalhistas britânicos, Jeremy Corbin.

O Governo português anunciou formalmente hoje, ao final da manhã, a candidatura de Mário Centeno à eleição para a presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro, que decorrerá na próxima segunda-feira, em Bruxelas.

O Conselho Europeu anunciou hoje que a corrida à presidência do Eurogrupo terá outros três candidatos: Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia).

Além de Mário Centeno, apresentaram candidaturas Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia).

Mário Centeno, 50 anos, natural de Olhão, Algarve, é um quadro do Banco de Portugal e ministro das Finanças desde 26 de novembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório