Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Eleição de português não garante melhor defesa dos interesses do país"

Mário Centeno é candidato à presidência do Eurogrupo e pode vir a substituir Jeroen Dijsselbloem.

"Eleição de português não garante melhor defesa dos interesses do país"
Notícias ao Minuto

15:36 - 30/11/17 por Goreti Pera

Política PCP

A história recente demonstra que não é a eleição de um português no edifício de poder da União Europeia que será um garante de mais e melhor defesa dos interesses de Portugal”. É desta forma que o PCP reage à candidatura de Mário Centeno à presidência do Eurogrupo.

Pela voz de Ângelo Alves, o Partido Comunista fez saber que “não fica indiferente” à formalização da candidatura do ministro das Finanças português, sendo que o importante é “o conteúdo das políticas que são favoráveis ou prejudiciais ao país”.

A este respeito, salienta o membro da comissão política do PCP que se está “perante um órgão onde existe um rumo político definido e uma correlação de poderes entre os estados-membros da União Europeia” e que “potências como a Alemanha condicionam as políticas do Eurogrupo”.

“A eleição de um português não põe em causa esse equilíbrio de poder”, afirmou Ângelo Alves, convicto de que “a candidatura surge num quadro específico em que UE tem vindo a desenvolver esforços de aprofundamento do seu rumo neoliberal e liberalista”.

“Desejaríamos que houvessem ruturas para que Portugal pudesse avançar mais. A discussão do Orçamento do Estado para 2018 veio comprovar que era possível ir mais longe na devolução de rendimentos e direitos dos portugueses e no desafio do investimento e defesa dos interesses estratégicos do país”, explicou o comunista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório