Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

CDS desloca-se ao Infarmed e reúne-se com comissão de trabalhadores

Uma delegação do CDS-PP vai visitar o Infarmed e reunir-se com o seu conselho diretivo e comissão de trabalhadores, para recolher elementos para acompanhar "a exequibilidade, legalidade e eficácia" do processo de transferência para o Porto.

CDS desloca-se ao Infarmed e reúne-se com comissão de trabalhadores
Notícias ao Minuto

16:22 - 28/11/17 por Lusa

Política Teresa Caeiro

"Vamos ouvi-los e, em função do que nos disserem, ver o que está ao nosso alcance fazer para fiscalizar o processo, aferir da sua exequibilidade, legalidade e eficácia", disse à agência Lusa a deputada do CDS-PP Teresa Caeiro, sobre a visita que decorrerá na segunda-feira.

Teresa Caeiro argumentou que está em causa uma "questão de saúde pública", envolvendo o organismo que "regula, supervisiona, afere a qualidade dos medicamentos", onde trabalham profissionais muito qualificados, "que carecem de formação muito específica e de muitos anos".

"A questão política tem a ver com a falta de verdade de tanto o primeiro-ministro como o ministro da Saúde dizerem que a transferência já se encontrava na candidatura [à Agência Europeia do Medicamento], o que não é verdade. O plano estratégico 2017-2019, sancionado pelo ministro em setembro, não previa qualquer deslocalização", defendeu.

Para Teresa Caeiro, esta questão "é sintomática da forma como este Governo reage perante as adversidades: de forma impulsiva, não ponderada, meramente reativa e sem planeamento".

"Foi uma decisão tomada em cima do joelho, que apanhou desprevenidas todas as partes, a começar pelo conselho diretivo e os trabalhadores", sustentou.

A deputada centrista sublinhou que não está em causa uma "estratégia descentralizadora", com a qual o CDS concorda, mas uma decisão tomada após o processo de candidatura para acolher a Agência Europeia do Medicamento.

"O processo foi tão atabalhoado que matou as duas candidaturas", argumentou.

O anúncio da transferência da sede do Infarmed de Lisboa para o Porto foi feito na semana passada pelo ministro Adalberto Campos Fernandes, um dia depois de se saber que o Porto não conseguiu vencer a candidatura para receber a sede da Agência Europeia do Medicamento, que mudará de Londres para Amesterdão.

O Infarmed - Agência Nacional do Medicamento tem 350 trabalhadores e mais cerca de 100 colaboradores externos que incluem especialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório