Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Rio responde a Santana. "Há condições" para "modelo sensato" de debates

A candidatura de Rui Rio afirmou hoje que irá dar "uma resposta positiva" à proposta de Santana Lopes para um entendimento entre as duas estruturas com vista à realização de debates, considerando haver condições para um "modelo sensato".

Rio responde a Santana. "Há condições" para "modelo sensato" de debates
Notícias ao Minuto

20:22 - 27/11/17 por Lusa

Política PSD

Em resposta à Lusa, a candidatura de Rui Rio confirmou a receção de uma carta enviada por Pedro Santana Lopes, considerando que a mesma "é pertinente e levanta a questão dos debates de forma sensata e equilibrada, descartando a realização dos 21 debates propostos inicialmente".

"A candidatura propõe formalmente um entendimento entre as duas estruturas de campanha, relevando o papel dos militantes, pelo que irá receber uma resposta positiva da parte da candidatura do doutor Rui Rio. É assim que o tema deve ser tratado e não por recurso a 'sound bites' de campanha", defende a candidatura do antigo autarca do Porto, que considera que "as candidaturas têm condições para conversar e para acertar um modelo sensato que defenda a própria dignidade da eleição que está em causa".

O candidato à liderança do PSD Pedro Santana Lopes tinha advertido hoje o seu adversário, Rui Rio, de que o partido poderia não ter moral para exigir debates ao líder socialista daqui a um ano se não os fizesse agora internamente.

"O que de nós for eleito presidente do PPD/PSD terá de debater com António Costa daqui a cerca de um ano. Que moral se terá, nessa altura, para exigir debates, se agora não os fizermos?", pergunta Santana Lopes numa carta enviada a Rui Rio, a que a agência Lusa teve acesso.

No início da corrida interna para a liderança do PSD, o ex-primeiro-ministro tinha desafiado o antigo presidente da Câmara do Porto para a realização de debates a dois em todas as distritais sociais-democratas.

Rui Rio rejeitou o repto e Santana Lopes volta agora a insistir, sugerindo que ambas as candidaturas à liderança do PSD designem representantes "para poderem chegar a um entendimento, juntamente com os órgãos de Comunicação Social, sobre a realização de debates".

O PSD escolherá o seu próximo presidente em 13 de janeiro em eleições diretas, com Congresso em Lisboa entre 16 e 18 de fevereiro e, até agora, anunciaram-se como candidatos à liderança do PSD o antigo presidente da Câmara do Porto Rui Rio e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório