Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Apesar de distante da visão do partido, PAN vota favoravelmente no OE2018

Partido anuncia sentido de voto favorável no Orçamento do Estado para 2018, proposta que terá a votação final global esta segunda-feira. É a primeira vez que PAN vota a favor de um Orçamento.

Apesar de distante da visão do partido, PAN vota favoravelmente no OE2018
Notícias ao Minuto

12:30 - 27/11/17 por Melissa Lopes

Política André Silva

Após a aprovação de “medidas importantes”, o Partido Pessoas-Animais-Natureza decide votar “favoravelmente” no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), faz saber o partido em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A decisão foi tomada por terem sido incluídas na proposta de OE medidas que o partido de André Silva considera “estruturantes”, tais como, na área da saúde e educação, o aumento de 10% e nutricionistas e de 7 % de psicólogos no SNS e a distribuição de fruta a 150 mil crianças do ensino pré-escolar e de bebidas vegetais no 1.º ciclo e pré-escolar.

Na área dos direitos humanos, salienta o PAN, a criação de 49 salas de atendimento à vítima e condições para partos na água.

Em matéria de ambiente, consta também no OE, por proposta do PAN, o fim da isenção do pagamento de ISP para empresas que produzem eletricidade a partir do carvão. No que diz respeito aos direitos dos animais, haverá um reforço do investimento em dois milhões de euros em Centros de Recolha Oficial de Animais e apoio a escolas de formação de cães de assistência.

Apesar de este ser um Orçamento “distante da visão do PAN”, o partido, que nos dois orçamentos anteriores se absteve, entende que há agora, neste documentos, “contributos importantes para uma visão ambiental e social de longo prazo”.

Ficaram por aprovar, sublinha o PAN, "propostas relevantes como o fim da taxa de mínima de IVA para os artistas tauromáquicos, a proposta de inclusão de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no SNS, o aumento da Taxa de Recursos Hídricos aos electroprodutores e aos produtores de carne e do leite; a atribuição de verba de 1 milhão de euros para campanha nacional de esterilização e o pacote de 13 medidas para a implementação da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório