Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Pedro Nuno Santos está "a apoucar, a amesquinhar, o Bloco e o PCP"

Hugo Soares considera que a atual solução governativa "está esgotada".

Pedro Nuno Santos está "a apoucar, a amesquinhar, o Bloco e o PCP"
Notícias ao Minuto

10:45 - 27/11/17 por Melissa Lopes

Política Hugo Soares

Hugo Soares, líder da bancada parlamentar do PSD, passou pela antena da SIC na manhã desta segunda-feira, onde comentou, além do Orçamento do Estado, a entrevista do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares na qual diz que procurará o PSD para as reformas estruturais.

A frase de Pedro Nuno Santos - “Em matérias estruturantes, vamos procurar o PSD e o CDS” -, para Hugo Soares, “encerra duas verdades”.

“A primeira é que Pedro Nuno Santos e o Governo assumem que com o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português tratam das coisas conjunturais, das coisas pequeninas, das coisas que não trazem reforma estrutural e que não apontam caminhos para o futuro”, referiu Hugo Soares. "O que o secretário de Estado está a fazer é a apoucar, a amesquinhar, o BE e o PCP", opinou. 

A segunda “verdade”, apontada por Hugo Soares, é que, tal afirmação de Pedro Nuno Santos (que Carlos Abreu Amorim já criticou) revela “um grande topete”. “O mesmo secretário de Estado que há três meses deu uma entrevista a dizer que o PS nunca mais vai precisar do PSD para governar, diz agora que para aquilo que é estrutural vai procurar o PSD?”, questionou.

Para o líder parlamentar do PSD, aquilo que poderá ser considerada uma viragem ao centro, significa que o “Governo está esgotado, que esta maioria está esgotada, já fez o que se tinha proposto fazer, não tem mais ideias”, afirmou, sem fechar a porta a possíveis entendimentos com o PS.

Quanto ao Orçamento do Estado, que conhece hoje a votação final global, Hugo Soares notou que das 82 propostas de alteração ao documento, nenhuma delas foi viabilizada pela maioria de Esquerda. “Nós não somos vítimas do PS, quem está a ser vítima é o país”, apontou, referindo-se especificamente à proposta de isenção do IMI para quem perdeu a sua casa nos incêndios. “Causa-me um choque tremendo [que o Governo tenha recusado a proposta].

No que à corrida à liderança do PSD diz respeito, o social-democrata defendeu que “quem desperdiçar o legado de Passos Coelho está a cometer um erro tremendo”. Hugo Soares informou que ainda não decidiu quem vai apoiar, mas disse que anunciará tal decisão “lá mais para o Natal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório