Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eventual "mudança forçada"para o Porto pode colocar Infarmed em causa

O BE considerou hoje que uma eventual "mudança forçada" do Infarmed de Lisboa para o Porto, contra a vontade dos seus "altamente qualificados" trabalhadores, poderá colocar em causa a própria entidade que garante a "segurança e qualidade" dos medicamentos.

Eventual "mudança forçada"para o Porto pode colocar Infarmed em causa
Notícias ao Minuto

19:29 - 24/11/17 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"Se houver uma mudança forçada contra a vontade dos trabalhadores estamos a colocar em causa o próprio Infarmed", considerou o deputado do BE Moisés Ferreira, falando no final de uma reunião com representantes dos trabalhadores daquela entidade, no parlamento.

O BE, sublinhou, "não se opõe ao princípio da descentralização", antes é contra "anúncios avulsos" e "ao arrepio da vontade dos trabalhadores e do conselho diretivo, neste caso do Infarmed".

"Há questões em aberto que o Governo não consegue explicar: qual a justificação para este anúncio e para esta proposta, do ponto de vista do Infarmed? Qual a justificação e o que é que o Infarmed ganharia com isso?", questionou Moisés Ferreira, lembrando a ampla maioria de trabalhadores que já se manifestou desfavoravelmente a uma mudança da autoridade de Lisboa para o Porto.

O deputado Moisés Ferreira falava aos jornalistas, no parlamento, após uma reunião com a comissão de trabalhadores daquela entidade cuja transferência de Lisboa para o Porto foi anunciada recentemente pelo Governo socialista, após a decisão comunitária de mudar a Agência Europeia do Medicamento de Londres para Amesterdão, em detrimento da cidade invicta, uma das concorrentes.

O primeiro-ministro, António Costa, disse, em entrevista à Antena 1, que a decisão de transferir a sede do Infarmed para o Porto já estava tomada e admitiu que a comunicação feita aos trabalhadores "não foi a melhor".

Na terça-feira, o ministro da Saúde anunciou que a sede do Infarmed vai ser mudada de Lisboa para o Porto, a partir de 01 de janeiro de 2019.

O Infarmed - Agência Nacional do Medicamento tem 350 trabalhadores e mais cerca de 100 colaboradores externos que incluem especialistas, alguns deles presentes na conferência de imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório