Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Passos responsabiliza Governo por "radicalismo" na vida política

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, responsabilizou hoje o atual Governo pelo radicalismo na vida política e vaticinou que ele não desaparecerá com a eleição do seu sucessor, seja ele quem for.

Passos responsabiliza Governo por "radicalismo" na vida política
Notícias ao Minuto

18:11 - 24/11/17 por Lusa

Política PSD

"Em Portugal vivemos um estado na política em que o Governo que está instituído com o apoio maioritário do parlamento simplesmente cortou todos os laços de diálogo com a oposição", acusou Passos Coelho, no final de uma visita à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), em Lisboa, questionado sobre declarações do primeiro-ministro que disse acreditar que o diálogo vai melhorar com a futura liderança do PSD.

O ainda presidente dos sociais-democratas -- o novo líder será escolhido em 13 de janeiro e apresentaram-se como candidatos Pedro Santana Lopes e Rui Rio -- escusou-se a comentar diretamente a entrevista de António Costa, mas acusou a atual maioria de praticar uma "política de terra queimada" em que rejeita todas as iniciativas de PSD e CDS-PP.

"Isto tem vindo a criar ao longo destes anos um radicalismo que dificilmente desaparecerá, qualquer que seja o líder do PSD que venha a ser escolhido, porque resulta não da indisponibilidade do PSD para construir o futuro, mas de o Governo ter elegido PSD e CDS como uma espécie de forças de mal de quem não se pode aprovar coisa nenhuma", lamentou.

Ainda assim, disse, "o PSD nunca amuou" e tem feito o seu papel, apresentando propostas porque, se assim não for, serão os portugueses a pagar o preço no futuro.

"Hoje vemos um Governo colecionando benefícios de um esforço que foi feito no passado e da conjuntura e uma retórica mais preocupada em justificar o seu próprio comportamento no passado e continuar a atacar um governo que já não existe há mais de dois anos", criticou.

Em entrevista à Antena 1, António Costa critica duramente a atuação das atuais direções do PSD e do CDS-PP, mas manifesta-se convicto que a relação entre o Governo e maior partido da oposição vai "seguramente" melhorar após a eleição do novo líder social-democrata, em janeiro.

Na perspetiva de António Costa, "vai finalmente poder-se falar com normalidade com o maior partido da oposição".

"Na minha conceção da vida democrática é essencial que haja uma maioria, que é constituída com os partidos com quem temos um compromisso. Mas, há muitas matérias em que é preciso ter um diálogo normal com o maior partido da oposição - e com a atual direção do PSD é manifestamente impossível", sustenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório