Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Investimento em canis vai ser reforçado com dois milhões de euros

PAN pede ainda que sejam investidos um milhão de euros na esterilização de animais, como forma de controlar a sobrepopulação.

Investimento em canis vai ser reforçado com dois milhões de euros
Notícias ao Minuto

23:50 - 20/11/17 por Goreti Pera

Política PAN

O Governo aceitou uma proposta do PAN – Pessoas-Animais-Natureza no sentido de reforçar em dois milhões de euros o investimento para a construção de canis municipais.

No decorrer do ano 2017, 500 mil euros foram já destinados a obras de melhoria dos centros de recolha oficial (vulgarmente designados canis) e à compra de material necessário à esterilização de animais.

Esta segunda-feira, o PAN comunica, numa nota enviada às redações, que o Orçamento do Estado para 2018 vai incluir mais dois milhões de euros destinados aos animais.

Em fase de negociação está uma outra proposta que solicita a “disponibilização do montante de um milhão de euros, distribuídos pelos municípios, no âmbito de uma campanha nacional de esterilização de animais, nos casos de detenção de animais por pessoas com comprovada carência económica”.

“É importante salientar que este apoio estatal não se deve substituir ao trabalho das autarquias e dos autarcas, que mesmo antes da lei para o fim dos abates nos canis municipais estes já deveriam ter acionado este tipo de campanhas e/ou estratégias para a redução de animais errantes,” salienta André Silva, porta-voz do PAN.

“A recente legislação sobre a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população e prevê a implementação de políticas de esterilização. Em agosto de 2018, concretiza-se esta medida não sendo mais possível nenhum abate em Portugal, pelo que as campanhas de esterilização assumem particular relevância”, acrescenta o PAN numa nota enviada às redações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório