Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

"Costa ganhou autárquicas, não tem oposição e mesmo assim está fraco"

Luís Marques Mendes comentou, este domingo, na SIC, a situação política atual, tecendo algumas críticas à atuação do primeiro-ministro.

"Costa ganhou autárquicas, não tem oposição e mesmo assim está fraco"
Notícias ao Minuto

22:40 - 19/11/17 por Anabela de Sousa Dantas

Política Marques Mendes

Começando por dizer que a apresentação deste Orçamento do Estado é a “mais difícil” de todos os que já foram apresentados por este Governo, pois continuam as negociações, Luís Marques Mendes sentencia, no seu espaço de opinião da SIC, que “cada vez vai ser pior para António Costa” e apresenta como primeira razão algo pelo qual o primeiro-ministro “é o único culpado”.

“O primeiro-ministro está numa crise de autoridade, perdeu autoridade, quem o viu e quem o vê. Ele já não é a pessoa que era. Ele já não tem a mesma força que tinha anteriormente”, indicou, explicando que a “autoridade é o único bem que se degrada quando não se usa”.

Marques Mendes destaca a atuação de António Costa durante a crise dos incêndios, onde “não atuou”, durante a crise de Tancos, onde “empurrou com a barriga”, e até mesmo as suas atitudes, pois “nunca é culpado de nada”.

“António Costa está fragilizado numa altura em que acabou de ganhar eleições autárquicas, não tem oposição e a economia está em alta, e mesmo assim está fraco. Não estou a dizer que está politicamente morto, mas está numa quebra grande de autoridade”, vaticinou.

Por outro lado, refere o antigo líder social-democrata, “a Geringonça, tal como existiu durante estes dois anos, acabou”.

“Não significa que vá haver crise política nem eleições antecipadas, mas a solidariedade que existia dentro dos três parceiros acabou. O PCP e o Bloco, mas principalmente PCP, vão ser muito mais oposição a partir de agora e muito menos apoiantes do Governo”, explicou.

Por último, Marques Mendes acredita que a nova liderança no PSD também não vai ajudar. “A vida de António Costa também se vai complicar porque o PSD daqui a uns meses vai ter um novo líder e um novo líder será certamente uma nova oposição”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório