Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Se portugueses fossem hoje às urnas, PS ganhava mas... sem maioria

Sondagem da SIC/Expresso mostra partidos de Esquerda a descer nas intenções de voto. PSD e CDS sobem, mas pouco.

Se portugueses fossem hoje às urnas, PS ganhava mas... sem maioria
Notícias ao Minuto

13:41 - 17/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

Desde o verão de 2017 que o Governo tem enfrentando momentos de crispação política mais elevados. Os incêndios de junho e outubro, particularmente, fizeram 'mossa'. Neste mês de novembro, o Executivo enfrenta várias manifestações e greves. Já os números da economia continuam a fazer António Costa sorrir.

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS sairia vitorioso, apesar de não conseguir a maioria absoluta. Segundo a sondagem SIC/Expresso, os socialistas teriam 40% dos votos, menos um ponto percentual do que na anterior sondagem. Em segundo lugar, aparece o PSD, que terá novo líder no próximo ano, com 28,4%, mais 0,4 pontos percentuais do que na sondagem anterior.

À semelhança do PS, também o Bloco de Esquerda e a CDU estão em queda. O partido liderado por Catarina Martins surge com 8,7%, ao passo que os comunistas ficam nos 6,9%. Desceram 0,3 e 0,6 pontos percentuais, respetivamente.

A quarta força política com mais intenções de voto é o CDS, com 6,6%, mais 0,6 pontos percentuais do que na anterior sondagem. Quem também sobe é o PAN, que teria 1,7% dos votos, mais 0,3 do que há um mês.

Verificando-se estes resultados, o PS continuaria a precisar dos partidos à sua Esquerda para conseguir uma solução governativa. No entanto, juntos, PSD e CDS seriam incapazes de ter mais votos que os socialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório