Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal, o "paraíso do eucalipto". Falta de ação do Governo criticada

Vital Moreira não compreende o atraso na entrada em vigor do novo regime florestal, que colocaria o necessário travão à expansão do eucaliptal. Fala em “verdadeira corrida ao eucalipto” por parte da indústria da celulose.

Portugal, o "paraíso do eucalipto". Falta de ação do Governo criticada
Notícias ao Minuto

10:45 - 16/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Os incêndios deste verão colocaram a nu a praga do eucaliptal nas florestas portuguesas. No início do mês a Quercus e a Acréscimo tinham alertado para o aumento na plantação de eucaliptos nos últimos dois anos, portanto sob a alçada do Governo liderado por António Costa.

De acordo com as organização ambientalistas, a plantação de eucalipto aumentou 57% na gestão de Costa. Uma subida de 14% face ao registado durante a governação de Passos Coelho.

No seu mais recente artigo no blog Causa Nossa, Vital Moreira refere que já esperava que o “atraso na reversão da liberalização do plantio de eucalipto legislada pelo Governo PSD/CDS em sintonia com os interesses da indústria de celulose iria acelerar a invasão do território, reforçando a posição de Portugal como paraíso mundial do eucalipto”.

Mas critica a falta de ação por parte do Governo de Esquerda assim que assumiu o poder. “Inicialmente o Governo comprometeu-se a rever a lei em seis meses, não tendo tido o cuidado elementar de suspender imediatamente a sua aplicação até à sua revisão”, afirma Vital Moreira.

O socialista lamenta que passados dois anos, “o novo regime florestal, que finalmente trava a expansão do eucaliptal, ainda não" tenha entrado em vigor. Neste espaço de tempo, Vital Moreia destaca que a “fileira agro-celulósica” desencadeou uma “verdadeira corrida ao eucalipto”.

“Basta percorrer as zonas rurais para verificar o afã das novas plantações, aproveitando este bónus de tempo”, conclui o antigo eurodeputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório