Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

CDS alerta para demora nas urgências, mas hospital diz que foi pontual

O CDS alertou hoje o Governo para congestionamentos na triagem do Hospital de Santa Maria da Feira, atribuídos ao atendimento simultâneo de doentes transportados por bombeiros e utentes em deslocação própria, mas a unidade classifica a situação como pontual.

CDS alerta para demora nas urgências, mas hospital diz que foi pontual
Notícias ao Minuto

22:53 - 15/11/17 por Lusa

Política Santa Maria da Feira

Em comunicado, o grupo parlamentar do partido revela que questionou o Ministério da Saúde sobre as "medidas estão a ser tomadas para resolver os problemas na triagem causados pela junção dos utentes trazidos pelos bombeiros e de outros que ali se deslocam pelo seu próprio pé".

Os deputados João Pinho Almeida e António Carlos Monteiro também pediram esclarecimentos à tutela sobre a ausência de informação visível sobre os tempos médios de espera para atendimento na Urgência, no que se referiam ao "problema técnico" que deixou inoperacional o ecrã que habitualmente exibe esses dados na sala de espera.

Além desse esclarecimento, os parlamentares solicitaram ao Ministério que revele que medidas preventivas estão a ser adotadas na Feira "em termos do reforço de recursos humanos" para acorrer às situações características de "uma época do ano em que a afluência aos hospitais aumenta devido à gripe sazonal".

Questionada pela Lusa sobre o assunto, a administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tutela o Hospital São Sebastião, na Feira, defendeu que a Urgência "tem registado um bom desempenho ao nível dos tempos médios de triagem, consistentes ao longo do tempo".

Segundo o hospital, isto é "testemunhado no relatório da Auditoria à Triagem dos Serviços de Urgência do CHEDV, efetuada pelo Grupo Português de Triagem, que monitoriza a qualidade desses serviços nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde".

Considerando que entre 01 de outubro e 14 de novembro, o hospital registou "um número médio de doentes superior a 281 por dia, com um tempo médio de triagem para Urgência de 14 minutos", a administração do CHEDV atribui o congestionamento de terça-feira - a que o CDS-PP alude - a um "fluxo imprevisto e anormalmente elevado de entrada de doentes".

"Na manhã de terça-feira, entre as 09h00 e 12h00 o tempo médio de espera foi de 54 minutos", especifica o hospital, explicando que "a situação foi imediatamente resolvida com o reforço da equipa de triagem, sendo que, no período entre as 13h00 e as 14h00, o tempo de espera já foi de 15 minutos, alinhado com a média dos dias anteriores".

Que essa situação seja motivada pelo atendimento de doentes transportados por bombeiros nas mesmas circunstâncias que utentes deslocados por via própria não faz, para o CHEDV, qualquer sentido, pois "o nível de prioridade no atendimento é sempre feito em função da gravidade da situação apresentada pelo utente e não pelo meio como chega à Urgência".

Quanto à ausência de informação visível sobre o período a aguardar até ao atendimento, a administração do São Sebastião declara que a Urgência "possui vários ecrãs que exibem os tempos de espera 24 horas por dia, 365 dias por ano", pelo que "alguma avaria será fruto momentâneo e pontual da contínua utilização desses equipamentos".

Finalmente, quanto ao funcionamento da Urgência no período de Inverno, o CHEDV anuncia que "já tem aprovado o respetivo Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, estando por isso preparado para responder ao previsível acréscimo de procura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório