Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Eanes na calha para mediar "salvação nacional"

A edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias avança que a “personalidade de reconhecido prestígio”, para servir de mediador à crise política instalada no País, e a que o Presidente da República, Cavaco Silva, se referiu na sua intervenção de quarta-feira, poderá ser o antigo chefe de Estado, Ramalho Eanes.

Eanes na calha para mediar "salvação nacional"
Notícias ao Minuto

08:59 - 12/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política Entendimento

Virá Ramalho Eanes ‘salvar’ a pátria? Segundo noticia hoje o Jornal de Notícias, o antigo Presidente da República poderá ser a “personalidade de reconhecido prestígio” a quem o actual chefe de Estado, Cavaco Silva, se reportou na sua intervenção de quarta-feira, quando trouxe à liça a possibilidade de vir a entrar em cena a figura de um mediador no âmbito do “compromisso de salvação nacional”.

Saliente-se que Ramalho Eanes, agora sem filiação partidária, presidiu às comissões de honra das duas candidaturas de Cavaco Silva a Belém.

E o sentimento de confiança entre o antigo e o actual chefe de Estado parece ser recíproco, indica o Jornal de Notícias, além de comungarem de ideias semelhantes.

Vejamos. Em 2011, já Eanes defendia, antes das eleições legislativas que levaram Passos Coelho a São Bento, um Governo de “salvação nacional”, elogiando nos bastidores a actuação de Cavaco em Belém.

Ora, ainda segundo o mesmo jornal, a hipótese de a solução para o País passar por um Executivo de inspiração presidencial ganha cada vez mais força, inclusive no seio da coligação governativa.

Resta aguardar se os três partidos chamados à responsabilidade por Cavaco Silva, os mesmos que assinaram o memorando de entendimento, conseguirão dialogar e chegar a um consenso que garanta a estabilidade política necessária.

Caso contrário, o Presidente terá de jogar outra carta na mesa da política nacional, sendo que na manga poderá estar então o trunfo chamado Ramalho Eanes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório