Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

“Debate do Orçamento é um manual político para os representantes do povo”

Ascenso Simões destaca a importância das audições de debate na especialidade do Orçamento do Estado. O socialista considera que estas audições podem fazer dos deputados “melhores parlamentares”.

“Debate do Orçamento é um manual político para os representantes do povo”
Notícias ao Minuto

20:12 - 09/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ascenso Simões

O Orçamento de Estado (OE) passa nesta altura pelo debate na especialidade. As audições setoriais vão permitir limar as últimas arestas do que será o OE2018. Um momento que Ascenso Simões, do PS, considera que pode tornar os deputados melhores.

"O debate do orçamento é um manual político para os representantes do povo em S. Bento. Porque podem conhecer as linhas de rumo de cada ministério, porque podem ponderar as escolhas do Governo a cada ano, porque podem verificar as opções internas a cada departamento e a capacidade de convencimento dos dirigentes perante a tutela", escreve o deputado na última edição da Ação Socialista.

Ascenso Simões admite o gosto por assistir a quase todas as audições por dois motivos. Pela ligação com as “questões regionais que são colocadas”.

“As respostas que são dadas, as prioridades que os governantes assumem perante a proximidade (amigabilidade) de quem pede ou a obrigação da urgência”, afirma o socialista, acrescentando que nestas audições “aprende-se muito e fica-se com uma visão do que se atravessa nas reivindicações de cada território”.

O segundo motivo é o “da relação de poder interno a cada ministério, as predilecções de cada ministro por cada um dos seus secretários de Estado, a forma como cada um se consegue desenvencilhar dos ataques feitos e das inquirições concretizadas”.

Para Ascenso Simões, o debate na especialidade “nos pode fazer mais deputados da Nação e melhores parlamentares de círculo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório