Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

CDS quer antigo e atual presidentes da Proteção Civil no Parlamento

O CDS-PP vai requerer audições com o antigo e o atual presidentes da Proteção Civil na comissão de Assuntos Constitucionais, anunciou o deputado Telmo Correia.

CDS quer antigo e atual presidentes da Proteção Civil no Parlamento
Notícias ao Minuto

18:48 - 07/11/17 por Lusa

Política Telmo Correia

Os centristas pedem a presença do antigo e atual responsáveis máximos da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) no parlamento argumentando também com a necessidade de esclarecimento sobre a não utilização de meios existentes, como o 'software' de apoio e vigilância do SIRESP TRACES, conforme noticia hoje o jornal Público.

Os motivos da demissão de Joaquim Leitão, após a divulgação do relatório da comissão técnica independente sobre o incêndio de Pedrógão Grande e do estudo de Xavier Viegas, que apontam "falhas e falta de meios", são outras das razões invocadas pelo CDS.

"De igual modo, é importante ouvir o novo responsável da ANPC, o general Mourato Nunes, a fim de podermos perceber quais os planos deste novo responsável, o que pretende mudar ou fazer de forma diferente, ou se considera os meios existentes suficientes e de que meios eventualmente necessita", lê-se no requerimento.

A audição deverá realizar-se após o período de discussão do Orçamento do Estado para 2018 na especialidade.

O Ministério da Administração Interna indigitou o antigo comandante geral da GNR Carlos Manuel Mourato Nunes para presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na sequência da demissão, em meados de outubro, de Joaquim Leitão daquele cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório