Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Legionella: PSD quer resposta e "medidas urgentes" do ministro da Saúde

O PSD exigiu hoje que o ministro da Saúde tome "medidas urgentes" e "tranquilize os cidadãos" sobre o surto de 'legionella' no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, considerando que "não é aceitável" esperar duas semanas por um relatório.

Legionella: PSD quer resposta e "medidas urgentes" do ministro da Saúde
Notícias ao Minuto

19:06 - 06/11/17 por Lusa

Política Miguel Santos

"Nós temos uma reunião marcada para amanhã [terça-feira] com a administração do centro hospitalar. Com estes desenvolvimentos dramáticos, o desassossego que existe é muito maior", afirmou o vice-presidente da bancada do PSD Miguel Santos, em declarações à Lusa, depois de ter sido anunciado que duas pessoas morreram.

O deputado do PSD exigiu do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que "não vai haver mais desenvolvimentos nefastos e dramáticos", considerando que é insatisfatória a resposta do titular da pasta de que está um inquérito a decorrer e só haverá uma resposta dentro de duas semanas.

"Esta situação obriga à tomada de medidas urgentes e a uma posição por parte do ministro de Saúde que tranquilize as pessoas e que dê garantias que, quando a pessoa se dirige a um estabelecimento do Serviço Nacional de Saúde, que está diretamente sob a tutela do governo, os cidadãos têm de ter a confiança de que vão para serem tratados e de que tudo correrá bem", defendeu.

Questionado que medidas urgentes poderão ser tomadas, Miguel Santos remeteu para a administração e para a informação que já terá prestado à tutela, salientando que a situação já se arrasta "há bastantes dias".

Sobre a reunião marcada para terça-feira com a administração, o vice-presidente da bancada e coordenador do grupo parlamentar do PSD para as questões de saúde disse esperar "perceber tudo o que foi feito" ao longo destes dias.

"As declarações do ministro da Saúde que está a aguardar um relatório não se compadecem com o que está a ocorrer", criticou.

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Hugo Soares, o vice-presidente Miguel Santos e os deputados da Comissão de Saúde deslocam-se na terça-feira, pelas 17:00, ao Hospital S. Francisco Xavier.

O pedido de reunião foi anunciado no domingo pelo deputado Miguel Santos, tendo sido hoje agendada.

O surto de infeção com a bactéria legionella no hospital São Francisco Xavier provocou dois mortos, um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que a mulher estava internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o homem nos cuidados intensivos de uma unidade de saúde privada.

O balanço das pessoas infetadas com a bactéria 'legionella' subiu hoje para 29, encontrando-se 26 internados, três dos quais nos cuidados intensivos do Hospital São Francisco Xavier, onde foi detetada a infeção.

Graça Freitas disse que o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge está a realizar análises, que vão demorar tempo a produzir resultados para detetar a origem do surto, admitindo a responsável que poderá estar nas torres de refrigeração ou no sistema de águas do hospital.

No domingo, o ministro da Saúde admitiu que "alguma coisa correu mal" no caso do surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier, apesar de ter confiança de que "as melhores práticas foram seguidas".

O ministro da Saúde deu duas semanas à Direção-Geral de Saúde e ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) para que "habilitem o governo com um relatório detalhado, que seja do conhecimento público", para apurar a forma como as coisas correram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório